Projeto lança edital para apoio a empresas de software. Inscrições até 31 de janeiro

05/01/2021 - 19:09  •  Atualizado 08/01/2021 12:21
Compartilhe

O projeto de extensão Clínica de Engenharia de Software está com edital aberto para empresas que necessitem de orientação no desenvolvimento de softwares, como startups, empresas incubadas e de Tecnologia da Informação (TI). As inscrições seguem abertas até 31 de janeiro.

O edital visa selecionar empresas e auxiliá-las a buscar a avaliação e a melhoria de práticas de engenharia de requisitos de software. Os requisitos são elementos de comunicação de um software, comandos que devem ser executados a partir de uma necessidade do usuário. O aprimoramento dos requisitos melhora o nível de compreensão que o cliente terá do software.

Para se candidatar, a empresa deve desenvolver produtos ou projetos de software e estar legalmente constituída sob uma das seguintes formas: sociedade empresarial, sociedade simples, empresário individual ou microempreendedor individual (MEI). Nessa etapa, serão disponibilizadas duas vagas.

O projeto

A Clínica de Engenharia de Software é um projeto que busca diagnosticar problemas e oferecer “tratamento” a empresas que estão encontrando obstáculos na área de desenvolvimento de softwares.

“Pequenas e médias empresas têm dificuldade em implantar atividades técnicas que não sejam o desenvolvimento do produto em si, e então passam por problemas (sintomas) que eventualmente podem ser resolvidos com a utilização das práticas adequadas (tratamento) disponíveis no arcabouço prático-teórico da área de Engenharia de Software”, explica o coordenador da Clínica, Clayton Fraga Filho, que é professor do Departamento de Computação do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS), localizado no campus de Alegre.

A equipe do projeto conta também com a participação do subcoordenador Giuliano Prado, professor do Departamento de Computação, e com seis estudantes dos cursos de bacharelado em Ciência da Computação e em Sistemas de Informação. Em razão da pandemia, a seleção e o atendimento às empresas selecionadas serão realizados remotamente.

Um passo a passo de como funciona o atendimento pode ser encontrado aqui. Mais informações sobre o edital também estão disponíveis no site do projeto.

 

Texto: Vinícius Fontana
Edição: Thereza Marinho