Projeto orienta buscas e pesquisas em portais científicos

13/11/2015 - 15:54  •  Atualizado 16/11/2015 19:55

Com o objetivo de orientar buscas e pesquisas em portais científicos a partir de uma visão mais técnica, o bibliotecário Francisco Coelho está realizando na biblioteca setorial do campus de Maruípe o projeto Fontes online: a busca nos portais de saúde. Os encontros do projeto são realizados desde outubro de 2014 e se dividem em três módulos: Fontes de informação on-line, Portal de Periódicos Capes e Gerenciador bibliográfico EndNote Web. A iniciativa, que este ano conta com três turmas, é direcionada a estudantes, professores e servidores técnico-administrativos.

O projeto funciona como multiplicador do Programa de Desenvolvimento de Competências Informacionais em Ambiente Virtual (PDCIAV), desenvolvido pelos bibliotecários Claudio França e Ana Mariani, que atuam na Biblioteca Central, no campus de Goiabeiras. O PDCIAV trabalha com duas frentes: uma que visa atender e preparar a comunidade como todo, englobando estudantes, professores e técnico-administrativos, e outra que tem como objetivo capacitar os bibliotecários para que possam atuar como multiplicadores do projeto, o que se consolidou com a implantação do projeto na Biblioteca da Ciências da Saúde no campus de Maruípe.

Na Biblioteca Central, o PDCIAV conta com mais um módulo além dos três ministrados em Maruípe: o Uso do catálogo do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal do Espírito Santo (SIB/Ufes), voltado para estudantes que estejam ingressando na Universidade.

Participação

Os interessados em participar dos módulos no campus de Goiabeiras devem ficar atentos ao período de inscrição, que é divulgado no site da Biblioteca Central no início de cada semestre. Já em Maruípe, quem desejar participar do projeto, deve entrar em contato com Francisco Coelho na Biblioteca de Ciências da Saúde.

Este ano o projeto Fontes online: a busca nos portais de saúde ficou em 135º lugar na 20º edição do Concurso Inovação na Gestão Pública, organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Apesar de não ter ficado entre as vinte iniciativas finalistas, o projeto se destacou por ser o único do Espírito Santo inscrito e aceito no concurso, que tem por objetivo reconhecer e premiar servidores públicos que buscam reinventar suas atividades cotidianas por meio de inovações.

Texto: Stefhani Paiva (bolsista de projeto de Comunicação)