O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Ciências Sociais da Ufes recebeu no dia 3 de dezembro, o Prêmio Boas Práticas na Educação, na categoria “Boas Práticas do Professor”.
O Projeto “Respeito às diversidades, para que as diferenças não sejam vistas como desigualdades” foi desenvolvido pela professora de sociologia da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Aristóbulo Barbosa Leão, Fabíola Cerqueira, que também é supervisora do Pibid Ciências Sociais da universidade.
A proposta do projeto era identificar as diferenças culturais existentes no cotidiano escolar, desconstruir os preconceitos existentes e permitir que eles reconhecessem e valorizassem as diferenças, sem hierarquizá-las.
O trabalho foi inspirado pela presença de uma aluna cigana matriculada em 2013 na Educação de Jovens e Adultos. A estudante retornou à escola em 2014 com sua irmã e retratou que ambas sofriam preconceitos quando os colegas descobriam sua origem cigana. O projeto foi realizado nos dois primeiros trimestres letivos de 2014, com os estudantes do 3º ano do ensino médio da escola.
O Prêmio Boas Práticas na Educação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e tem como objetivo valorizar os professores, pedagogos e gestores escolares da rede estadual de ensino e estimular atividades que contribuam para um ensino público cada vez melhor.
Por Nayara Santana (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho), com foto da Sedu.