Projeto Universo no Parque realiza palestra on-line e gratuita neste sábado, 20

19/02/2021 - 12:49  •  Atualizado 21/02/2021 18:35

Neste sábado, 20 de fevereiro, acontece mais uma edição do projeto Universo no Parque. Desta vez, o projeto abordará o tema O Universo visto através de lentes gravitacionais, com palestra ministrada pelo pesquisador do Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) Martín Makler.

A palestra é gratuita, aberta ao público em geral, e será realizada às 17 horas. Devido à pandemia da COVID-19,  a apresentação será realizada virtualmente. Para os interessados em participar do evento, basta clicar aqui

Em artigo publicado na Revista Ciência Hoje, edição do mês de outubro de 2009, o pesquisador Martín enfatiza que uma das consequências mais espetaculares do desvio da luz pela gravidade é o fenômeno de lentes gravitacionais, efeito que proporciona um instrumento poderoso para a Astrofísica e a Cosmologia. O autor explica, ainda, que as lentes gravitacionais permitem enxergar alguns dos objetos mais distantes do cosmo, detectar a presença de matéria invisível, sondar a estrutura em grande escala do universo e até descobrir novos planetas.

Martín Makler é doutor em Física pelo CBPF, onde exerce o cargo de pesquisador titular. É graduado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem experiência nas áreas de Astronomia e Física, com ênfase em Cosmologia, atuando principalmente nos seguintes temas: lentes gravitacionais, aglomerados de galáxias, energia e matéria escuras, formação de estruturas em grandes escalas e processamento de imagens.

Difusão da ciência

O Universo no Parque é um projeto de divulgação científica do Departamento de Física da Ufes, desenvolvido pelo Núcleo de Astrofísica e Cosmologia (Núcleo Cosmo-Ufes) e pelo Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo). O objetivo é levar as discussões científicas sobre o universo para o grande público, de modo que sejam difundidas para a sociedade e não fiquem restritas ao meio acadêmico.

Outras informações sobre o projeto estão disponíveis no site https://www.cosmo-ufes.org/upo.html e no perfil do projeto no Instagram: https://www.instagram.com/cosmo.ufes/.

Texto: Jorge Medina