Projeto Universo no Parque realiza palestra sobre energia escura neste sábado, 10

Neste sábado, 10 de abril, acontece mais uma edição do projeto Universo no Parque, com a palestra Energia Escura: origens e evidências, ministrada pelo pesquisador do Grupo de Gravitação e Cosmologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Saulo Carneiro.

O evento é gratuito e será realizado às 17 horas. Devido à pandemia da covid-19, a apresentação será em formato virtual. Para os interessados em participar, basta clicar no link https://www.youtube.com/watch?v=zGPVb5Mg8q8 .

De acordo com a Cosmologia, a energia escura é uma forma hipotética de energia que estaria distribuída por todo espaço e tende a acelerar a expansão do Universo. A principal característica da energia escura é ter uma forte pressão negativa. De acordo com a teoria da relatividade, o efeito de tal pressão negativa seria semelhante, qualitativamente, a uma força que age em larga escala em oposição à gravidade. Tal efeito hipotético é frequentemente utilizado por diversas teorias atuais que tentam explicar as observações que apontam para um universo em expansão acelerada.

Durante a palestra, o professor Saulo vai falar sobre essa teoria e explicar de como a energia escura, também chamada de constante cosmológica, reapareceu no final do século passado, tornando-se um ingrediente essencial para o entendimento de diversas observações da astronomia moderna.

Saulo Carneiro possui pós-doutorado e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professor visitante no Consejo Superior de Investigaciones Científicas (Madri/Espanha), na Queen Mary University of London (Reino Unido), no Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade de Campinas (Unicamp) e membro associado do International Centre for Theoretical Physics (Trieste, Itália). Em 2009 foi premiado com o Second Award of the Gravity Research Foundation (EUA). Foi membro da Comissão de Partículas e Campos da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. É professor titular da Universidade Federal da Bahia, onde lidera o Grupo de Gravitação e Cosmologia.

Difusão da ciência

O Universo no Parque é um projeto de divulgação científica do Departamento de Física da Ufes, desenvolvido pelo Núcleo de Astrofísica e Cosmologia (Núcleo Cosmo-Ufes) e pelo Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo). O objetivo é levar as discussões científicas sobre o universo para o grande público, de modo que sejam difundidas para a sociedade e não fiquem restritas ao meio acadêmico.

Outras informações sobre o projeto estão disponíveis no site https://www.cosmo-ufes.org/upo.html e no perfil do projeto no Instagram: https://www.instagram.com/cosmo.ufes/.

 

Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.