Projetos da Ufes atraem a atenção do público no Espírito Santo Innovation Experience

07/12/2021 - 17:07  •  Atualizado 01/11/2022 09:20

A Ufes marcou presença e chamou a atenção do público no ESX - Espírito Santo Innovation Experience, maior evento de inovação do estado, realizado entre os dias 2 e 5 de dezembro, na Praça do Papa, em Vitória. A Universidade se fez presente em três estandes, nos quais professores e estudantes apresentaram aos visitantes projetos de extensão e de pesquisa desenvolvidos nos campi de Goiabeiras, Alegre e São Mateus.

O professor e diretor de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes, Anilton Garcia, falou sobre a necessidade da presença da academia no evento. Segundo ele, a universidade “tem um papel fundamental, pois trabalha na pré-formação, que são as áreas de desenvolvimento das pesquisas técnicas e científicas; na formação, através de cursos; e na educação continuada, que são as capacitações após as pessoas terminarem os cursos de nível superior”. Durante o ESX, Garcia falou sobre os desafios do Ecossistema Capixaba de Inovação e a tecnologia 4.0.

O professor do Departamento de Engenharia Elétrica e pesquisador do Laboratório de Telecomunicações da Ufes (LabTel) Anselmo Frizera também participou do evento, onde ministrou uma palestra sobre o desenvolvimento de sensores e sistemas robóticos para reabilitação e assistência.

Outro professor e pesquisador do Labtel que esteve no ESX, Camilo Díaz, falou sobre a experiência de mostrar a produção acadêmica diretamente para o público: “A gente busca muito a produção de dispositivos de baixo custo, para maior alcance da população. Então, é bom que a gente mostre esses projetos aqui para que saibam o que está sendo feito”, afirmou.

Outros projetos apresentados durante o ESX foram o Solares e o Enactus (campus de Goiabeiras), o Mapa Colaborativo ODS (campus de Alegre) e o Programa Ufes Sustentável (campus de São Mateus), além de projetos de inovação na área de café, energia eólica, engenharia mecânica e robótica. A Ufes também mostrou suas ações e espaços para promover a inovação, suas patentes e os projetos que contribuem para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Diversas pessoas têm vontade de participar de projetos e às vezes não sabem onde procurar. Eu acho que participar deste tipo de evento facilita bastante o contato”, opinou a estudante que integra o projeto Mapa Colaborativo ODS Alice Romualdo.

O ESX foi realizado pelo Sebrae em parceria com o Governo do Estado e trouxe a proposta de fomentar a inovação através de atividades como gamesstartups e empreendedorismo. Ele integrou a Jornada Capixaba de Ciência e Inovação, assim como a Semana do Conhecimento da Ufes, que foi realizada entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro.

Texto e fotos: Breno Alexandre (bolsista de projeto de Comunicação)