Reabilitação a partir de terapia com cavalos é tema de webinar nesta sexta-feira, 16

O Laboratório de Estudos do Desenvolvimento Humano (Ledhum) da Ufes realiza nesta sexta-feira, 16, um webinar (seminário on-line) sobre o tema Terapia com cavalos: Para que? Para quem? Intervenções a partir da Psicologia e da Fisioterapia. Para abordar o assunto, foram convidados a fisioterapeuta Edilaine Lamborghini, o psicólogo Alberto Silva e o estudante de Psicologia Lucas Oliveira.

O evento terá início às 14 horas, em formato remoto, com transmissão ao vivo pelo canal do Laboratório no YouTube. A palestra é aberta a todos os interessados e não é necessário fazer inscrição prévia. Para acessar, basta clicar no endereço https://bityli.com/s1pvA.

A terapia com cavalos, também conhecida como equoterapia, tem um papel fundamental no processo de reabilitação de diversas doenças, complicações e deficiências. É uma técnica que complementa outros tipos de tratamentos e ajuda na recuperação de pessoas com algum tipo de deficiência, seja física, psicológica ou cognitiva.

Segundo especialistas, a equoterapia estimula a mente e o corpo por meio do andar do cavalo, que faz movimentos tridimensionais ou em três eixos: para cima e para baixo, para um lado e para o outro, para frente e para trás. Esses estímulos provocam uma série de reações no corpo das pessoas. O paciente é levado a contrair e relaxar as pernas e o tronco, melhorando suas percepções, funções motoras e, principalmente, o equilíbrio.

Pesquisa e intervenção

O Ledhum-Ufes tem como objetivo geral a pesquisa e a intervenção, com ênfase nos aspectos cognitivos, afetivos e sociais, em diferentes contextos de desenvolvimento ao longo do ciclo de vida. Atualmente, por meio do laboratório, são realizados trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado, além de projetos de extensão e estágio curricular supervisionado.

Dentre as temáticas estudadas, estão: avaliação e intervenção com jogos de regras, jogos eletrônicos e contos de fadas em situações de desenvolvimento típico e atípico; construção de novos instrumentos e procedimentos de avaliação e intervenção; e investigações sobre diferentes contextos de desenvolvimento humano. 

O Laboratório é coordenado pela professora Cláudia Rossetti, em colaboração com as professoras Cláudia Pedroza e Gabriella Moura, e o webinar Terapia com cavalos é promovido pelo Ladhum com apoio do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP/Ufes).

Conheça o perfil dos convidados:

Alberto Pereira da Silva - psicólogo formado pela Ufes, com especialização em equoterapia pela Faculdade Paulista de Educação e Comunicação (Fapec). É aluno mestrando em Psicologia pelo PPGP/Ufes e atua em equipe interdisciplinar em atendimento de equoterapia desde 2007, em uma instituição do poder público estadual.

Edilaine Mazolini Lamborghini - fisioterapeuta e mestranda em Psicologia pelo PPGP/Ufes. É especialista em terapia com cavalos, em terapia intensiva pediátrica e neonatal, e em estimulação precoce. Atua na área de terapia com cavalos e com estimulação precoce em home care.

Lucas Passos Vieira de Oliveira - estudante do curso de Psicologia da Ufes e bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no projeto Percepção de Cuidadores sobre o Comportamento de Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) Praticantes de Equoterapia.

 

Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 3 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.