A partir desta quarta-feira, 13 de julho, quando tem início o recesso acadêmico da Ufes, todos os setores da Reitoria e dos órgãos administrativos da Universidade funcionarão em horário especial, das 7 às 13 horas. A medida tem o objetivo de reduzir gastos com energia elétrica e se estenderá até o dia 31 de julho, quando termina o recesso.
A alteração do horário de funcionamento foi aprovada em reunião do Conselho Universitário realizada no dia 30 de junho (veja abaixo a íntegra da resolução).
O horário especial não se aplica ao Hospital Universitário. Os Centros de Ensino também poderão definir outro horário de funcionamento, se houver demandas específicas de atendimento aos estudantes, consideradas como excepcionalidades, como nos casos de cursos que ofertam de disciplinas de inverno.
O horário especial durante o recesso acadêmico já foi adotado pela Administração Central da Ufes no período de 4 de janeiro a 21 de fevereiro deste ano. Segundo relatório da Prefeitura Universitária, no período foi registrada uma economia de R$ 1.076.085,26, principalmente em contas de energia elétrica e de água nos quatro campi da Ufes.
Compensação
Os servidores técnico-administrativos com jornada de trabalho flexibilizada de seis horas diárias e carga horária de 30 horas semanais terão a flexibilização suspensa até o término do período de horário especial.
Desta forma, todos os servidores com jornada diária de 8 horas (à exceção daqueles cuja jornada de trabalho inferior a 8 horas diárias é estabelecida em legislação específica) deverão cumprir as horas excedentes ao horário estabelecido participando de cursos de capacitação a distância ou compensando as horas não trabalhadas no período de 1º de agosto a 31 de dezembro de 2016, em acordo com a chefia imediata, excedendo a jornada diária em até, no máximo, duas horas.
Texto: Thereza Marinho