Relatório de Sustentabilidade Ufes 2021 apresenta ações relacionadas à Agenda 2030

24/11/2021 - 17:48  •  Atualizado 25/11/2021 18:27

O Projeto Institucional Agenda 2030 na Ufes publicou o Relatório de Sustentabilidade Ufes 2021, referente às ações relacionadas com as metas brasileiras dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, realizadas pela Universidade em 2020.

“Diante da grande dimensão, da natureza abrangente da Ufes e seguindo o modelo de outras universidades ao redor do mundo, o relatório não teve a pretensão de esgotar todas as ações realizadas sob a perspectiva da Agenda 2030, mas buscou contribuir com os esforços da instituição para se desenvolver sustentavelmente, conforme propósitos estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional vigente (PDI 2021-2030)”, afirma o secretário de Relações Internacionais da Ufes e gerente do projeto institucional, Yuri Leite.

Ele explica que, de acordo com a Sustainable Development Solutions Network (SDSN - Australia/Pacific), a atuação das universidades em educação, pesquisa e inovação, bem como a contribuição dessas instituições para o civismo, significa que elas têm um papel importante a desempenhar para ajudar a sociedade a enfrentar os principais desafios mundiais que levaram à criação da Agenda 2030, já que formam pessoas com habilidades, capacidades profissionais e pessoais.

Assim, seguindo as orientações propostas no guia How to implement the SDGs in Universities (SDSN, 2018), foi realizado também o levantamento das ações de pesquisa e extensão devidamente registrados na Ufes entre os anos de 2015 a 2020.

Projetos, pesquisas e artigos

Segundo o relatório, foram desenvolvidos 1.483 projetos de pesquisa e 977 projetos de extensão alinhados com, pelo menos, um ODS e todos os 17 Objetivos foram representados. Também foram realizadas, em 2020, 57% de atividades de extensão relacionadas ao ODS 3 (saúde e bem-estar) voltadas à pandemia, destacando a resposta da Ufes à crise sanitária causada pelo novo coronavírus. Além disso, foram publicados, por pesquisadores da Ufes, 2.279 artigos relacionados aos ODS.

O relatório é bilíngue (português/inglês) e está dividido em duas partes: na primeira parte, foram apresentados os resultados gerais, utilizando-se a base de dados SciVal (Elsevier) para compilar uma lista de publicações relacionadas aos ODS por pesquisadores da Ufes; já na segunda parte, foram divulgadas ações, de acordo com os ODS, com a publicação de um tópico especial sobre as ações da Ufes relacionadas à covid-19.

Com informações da SRI