RUs funcionam para almoço durante recesso acadêmico. Ao agendar, evite desperdício

10/01/2022 - 16:30  •  Atualizado 17/01/2022 11:50

Os Restaurantes Universitários (RUs) dos campi de Goiabeiras (foto), Maruípe e São Mateus da Ufes estão com horário especial de funcionamento, atendendo apenas para almoço neste período de recesso acadêmico, que vai até o dia 23 de janeiro. As refeições podem ser consumidas nas instalações dos restaurantes ou podem ser retiradas para consumo em outro local.

Para utilizar os serviços dos RUs é necessário realizar o agendamento pelo site campusfood.ufes.br até as 12 horas (meio-dia) do dia anterior. Em caso de desistência, o cancelamento também deverá ser realizado no mesmo prazo.

A Diretoria de Gestão dos Restaurantes (DGR) reforça o pedido para que os usuários que desistirem de consumir a refeição façam o cancelamento no prazo determinado, para evitar a produção desnecessária de refeições e o consequente desperdício. Em dezembro, somente nos restaurantes dos campi de Goiabeiras e Maruipe, o percentual de desistência foi, em média, de 25% ao dia, chegando a 40% em alguns dias.

A Diretoria estuda, junto à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), uma forma de apurar a responsabilidade dos usuários que realizam o agendamento, mas não comparecem nas unidades para consumir ou realizar a retirada da refeição.

Recarga ou cadastramento

Para aqueles que precisarem realizar recargas ou fazer o cadastramento durante o recesso acadêmico, o Setor de Cadastro do campus de Goiabeiras funcionará das 9h30 às 14 horas.

A partir de 24 de janeiro de 2022, quando serão retomadas as aulas do semestre letivo 2021/2, os restaurantes voltarão a fornecer refeições nos horários habituais, com agendamento até as 12 horas do dia útil anterior, tanto para o almoço quanto para o jantar.

Fornecimento em Alegre

Devido ao não cumprimento, por parte da empresa fornecedora, das condições e exigências estabelecidas na contratação do serviço, o fornecimento de refeições para o restaurante universitário do campus de Alegre está provisoriamente suspenso.

Os estudantes do campus estão recebendo um Auxílio-Alimentação Emergencial, aprovado pelo Conselho Universitário, que será pago mensalmente até a normalização do atendimento, àqueles que comprovarem estar distantes de seus núcleos familiares e/ou comprovarem estar executando regularmente atividades presenciais previstas em conteúdo programático de disciplinas obrigatórias ou optativas em que estejam matriculadas/os.

A DGR afirma que todos os esforços estão sendo empregados a fim de obter uma alternativa para que o atendimento seja reiniciado.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Laura Gomes (bolsista do projeto Paepe II - documentação fotográfica)