São Mateus e Alegre realizam atividades em comemoração aos 69 anos da Ufes

11/05/2023 - 18:29  •  Atualizado 12/05/2023 19:59

Nesta segunda semana de comemorações do aniversário de 69 anos da Ufes, mais uma série de eventos estão programados para os quatro campi da Universidade. Nos próximos dias, as festividades movimentam os campi de São Mateus e de Alegre, com inaugurações, apresentações musicais e confraternizações entre a comunidade universitária.

Nesta sexta-feira, 12, a festa começa com um cardápio especial no Restaurante Universitário (RU) do campus de São Mateus, no almoço e no jantar, além de show musical. Às 13 horas, no RU, o artista Thiago Rabelo inaugura o mosaico de Zacimba Gaba, princesa angolana que foi escravizada no Espírito Santo. Símbolo da luta antirracista, Gaba liderou uma revolta na fazenda onde era escravizada, fundando um quilombo no Norte do Espírito Santo – hoje, Itaúnas, distrito de Conceição da Barra.

A partir das 15 horas, o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) inaugura o Galpão de Implementos e Insumos Agrícolas, na Fazenda Experimental. Com 432 metros quadrados e uma sala anexa, o espaço abrigará de forma adequada implementos e insumos agrícolas que serão utilizados pelos cursos de Agronomia, Biologia e outras graduações. Após a cerimônia, haverá coffee break.

Alegre

Já no campus de Alegre, as comemorações acontecem na segunda-feira, 15. A primeira atividade é a inauguração do prédio do Núcleo de Estudos em Bioenergia do Espírito Santo (Nebes), referência na pesquisa de fontes de energia renováveis. A cerimônia acontece às 13h30.

A partir das 14h30, a Quadra Poliesportiva do campus recebe uma cerimônia oficial do aniversário da Ufes, com apresentação da banda Tambores de Iúna e confraternização de estudantes e servidores num coffee break.

Na próxima semana, a programação também continua no campus de Goiabeiras, com o lançamento da plataforma Acervus, na Biblioteca Central.

Texto: Leandro Reis