Saúde mental e inclusão de estudantes com deficiência são temas de Encontros Formativos

22/10/2021 - 19:27  •  Atualizado 25/10/2021 19:36

Em novembro, a Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico (DDP/Prograd) promove novos encontros formativos voltados a docentes. A ação integra a Política de Formação Continuada e visa atender às demandas de capacitação indicadas pelos professores da Ufes, tanto contratados quanto efetivos. As inscrições podem ser realizadas até o dia em que o evento ocorrer, por meio de formulário online (veja ao fim da matéria). Os cursos serão realizados remotamente por meio da plataforma Google Meet e a forma de acesso será informada por e-mail após a inscrição.

Entre os cursos ofertados para os professores de todos os Centros de Ensino, está o que trata do acesso e permanência de estudantes com deficiência. A iniciativa apresentará possibilidades de atuação metodológica e atitudinal junto a esse público-alvo, bem como propostas de práticas inclusivas na educação superior. Serão duas turmas, nos dias 17 de novembro e 1º de dezembro, com 100 vagas cada.

Outro tema abordado é a saúde mental dos estudantes, considerando o impacto gerado pelo cenário da pandemia, e as necessidades e perspectivas para o bem-estar e a permanência dos discentes na universidade. A atividade contará com duas turmas, nos dias 23 e 25 de novembro, com 200 vagas cada.

Haverá também ações específicas para tutores e membros da Equipe da Secretaria de Educação a Distância (Sead) e para os docentes do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Entre os cursos para centros específicos, estão Perspectivas e preparação para a implementação do novo PPC em Enfermagem, no dia 4 de novembro, e Avaliação de aprendizagem no contexto da área da Saúde, em 8 de novembro, voltados para os professores do CCS.

Já para a Sead, serão ofertados os cursos Diretrizes do curso de Biblioteconomia e orientações aos cursos de licenciatura, no dia 3 de novembro; Cursos de graduação EaDs: especificidades e características, em 10 de novembro; e Projeto Pedagógico de Curso: formação e reformulação curricular, em 17 de novembro.

Confira abaixo os cursos com links de inscrição já disponíveis:

Cursos para todos os docentes da Ufes

Acessibilidade metodológica e procedimentos para atuar com estudantes com deficiência

Data: 17 de novembro
Horário: 10 às 12h

Saúde Mental de Estudantes na Ufes (Turma 01)

Data: 23 de novembro
Horário: 10 às 12h

Saúde Mental de Estudantes na Ufes (Turma 02)

Data: 25 de novembro

Cursos para docentes do CCS

Perspectivas e preparação para a implementação do novo PPC em Enfermagem