
Os rumos da ciência e da tecnologia no Brasil estarão em foco no Cine Metrópolis na próxima segunda-feira, 17, a partir das 9 horas, em aula magna da pós-graduação da Ufes, ministrada pela professora Claudia Linhares, secretária-geral da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento contará com a presença do reitor Eustáquio de Castro e será aberto ao público.
Intitulada Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento nacional: onde estamos?, a conferência introduz alguns dos assuntos centrais da Reunião Regional da SBPC na Universidade, que será realizada no campus de Goiabeiras entre os dias 19 e 21 de fevereiro.
Histórico e contexto político
Na aula magna, a professora Claudia Linhares vai traçar um breve histórico do desenvolvimento da ciência no Brasil, com destaque para a estruturação do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCTI), iniciado na década de 1950.
“Vamos abordar as mudanças ocorridas desde então, enfatizando a interação do SNCTI com a situação política do país. É fundamental destacar como esse sistema é profundamente dependente do contexto político nacional. Além disso, iremos discutir a situação atual, tanto em relação aos desafios orçamentários quanto aos marcos legais que impactam diretamente o setor”, adianta a professora.
Após a palestra, haverá um debate a respeito do tema, com a participação do professor do Programa de Pós-Graduação em Informática da Ufes e diretor técnico-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Celso Alberto Santos; do presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e residente de Saúde Coletiva na Secretaria de Saúde do Recife, Vinicius Soares; e da reitora da Universidade de Vila Velha (UVV), Denise Edringer.
“Será uma oportunidade para ampliar a discussão e refletir sobre os rumos da ciência e da tecnologia no Brasil”, afirma Linhares.
Programação da Reunião
Ao longo de três dias, a Reunião Regional da SBPC com o tema Clima e Oceano: a urgência de construir um futuro sustentável reunirá pesquisadores, professores e o público em geral para debater sobre a crise climática e a preservação dos oceanos. O evento contará com conferências, mesas-redondas, exposições interativas e atividades educativas, como oficinas do programa SBPC vai à Escola e mostras científicas.
A abertura oficial da Reunião na Ufes está marcada para a próxima quarta-feira, 19, a partir das 16 horas, no Teatro Universitário. Na ocasião, será realizada uma homenagem ao físico Ennio Candotti, ex-presidente da SBPC e ex-professor da Ufes falecido em dezembro de 2023. Na sequência, o pesquisador Paulo Artaxo, membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), professor titular da USP e vice-presidente da SBPC, ministrará uma conferência sobre os impactos da crise climática global.
As pessoas interessadas em participar podem se inscrever gratuitamente no site oficial do evento. Os inscritos que se credenciarem até o dia 19 de fevereiro receberão crachá, certificado de participação e, para os dois mil primeiros, material exclusivo. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.