Semana do Conhecimento: Começa a Mostra de Física e Astronomia

18/10/2016 - 10:39  •  Atualizado 19/10/2016 17:25

Começa nesta terça-feira, 18, e vai até o dia 21 a XVIII Mostra de Física e Astronomia da Ufes, que este ano aborda o tema “101 anos da relatividade geral e o ano 1 das ondas gravitacionais”.

O evento é realizado desde 1997, integrado à Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, com o objetivo de possibilitar a visualização e discussão de experimentos de diversas áreas da Física e de outras ciências. O público-alvo da mostra são estudantes de Ensino Fundamental e Médio, mas todos os interessados por ciência podem participar.

Além de salas temáticas com experimentos de Física, Astronomia, Matemática e Química, a mostra conta com apresentações do Show de Física e de Química, visitação ao Museu de Minerais e Rochas, e uma sala em que os visitantes podem usar óculos de realidade virtual. Também são realizadas palestras sobre Astronomia, Física Forense, Balística e Biologia Forense.

Todas as atividades são gratuitas e realizadas no campus de Goiabeiras. Os professores que quiserem levar seus alunos para visitação devem cadastrar a turma no endereço eletrônico http://goo.gl/f4Ui6z.

Confira a programação:

Salas temáticas do IC-1

Experimentos de diversas áreas da Física, Astronomia e Cosmologia e Química. Com orientação de monitores, os visitantes têm a oportunidade de interagir com a ciência e aprender mais sobre variados fenômenos.
Quando: de 18 a 21/10, das 8 às 20h
Onde: Salas do IC-1, no Centro de Ciências Exatas (CCE)

Palestras

Durante os dias da mostra, palestras sobre temas diversos abordam a ciência aplicada ao dia a dia. Confira os temas e os palestrantes:
• Estudando Meteoros - Luciana Fontes
• Física Forense - Renan Costa Loyola
• Balística - Carlos Magno Alves Girelli
• Biologia Forense - Ricardo Hatsushikano
Quando: de 18 a 21/10, às 11h
Onde: Auditórios do Centro de Ciências Exatas (CCE) e do prédio José Plínio Batista (pós-graduação em Física)

Show de Física

O Show de Física é uma apresentação em estilo teatral, em que os experimentos são a atração principal. São abordados fenômenos mecânicos, termodinâmicos, ondulatórios e eletromagnéticos, visando despertar a curiosidade para o estudo e entendimento dos fenômenos físicos.
Quando: 19 e 21/10, às 15h; 20/10, às 10h
Onde: Auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE)

Mostra de Experimentos Matemáticos

Oferece ao público a oportunidade de assistir a demonstrações com geometria e participar de jogos matemáticos e desafios de lógica.
Quando: 17 e 18 de outubro, às 11h e às 15h; 19 de outubro, às 8h
Onde: prédio do IC-1, sala do Programa PET, campus de Goiabeiras.

Museu de Minerais e Rochas

O Museu de Minerais e Rochas visa proporcionar atividades de aprendizagem prática, em que os visitantes podem manusear materiais que normalmente são estudados apenas em aulas teóricas. São diversos tipos de minerais, rochas, fósseis e gemas, além de uma coleção didática e interativa sobre esses materiais.
Quando: de 18 a 21 de outubro, das 13h às 17h
Onde: 2º andar do IC-2, no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), campus de Goiabeiras.

Show de Química

Com o objetivo de popularizar o conhecimento científico, o Show de Química realiza experiências lúdicas utilizando temas atuais e demonstrações químicas fantásticas. O espetáculo conta com diversas experiências que prometem animar o público, como a serpente química, fantasma químico, reação oscilante, reação relógio e outros experimentos.

Quando: 18 e 20 de outubro, às 15h; dia 21 de outubro, às 10h
Onde: Auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE)
Quando: 19 de outubro, às 15h.
Onde: Tenda da Jornada Integrada de Extensão e Cultura, ao lado do Teatro Universitário

Texto: Redação da Secretaria de Comunicação da Ufes