Os primeiros passos dos futuros estudantes da Ufes começam na próxima segunda-feira, 11, data da abertura da Semana do Conhecimento nos campi de Goiabeiras e de Maruípe. O evento apresenta as instalações e as atividades dos cursos de graduação da Universidade, seus projetos de extensão, de pesquisa, e diversas informações sobre ingresso, assistência estudantil e internacionalização.
A programação da Semana do Conhecimento é gratuita e acontece neste mês nos quatro campi da Ufes: de 11 a 14 em Goiabeiras e Maruípe; de 19 a 22 em Alegre; e de 25 a 27 em São Mateus. Veja a lista completa de atividades no hotsite do evento.
A cerimônia de abertura ocorre no Cine Metrópolis, no campus de Goiabeiras, a partir das 9 horas, e conta com aula magna do professor Sérgio Mendes, diretor do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), dialogando com o tema Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais, proposto pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Além da aula, a programação de abertura conta com uma exposição da professora Mônica Tognella, do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas da Ufes (DCAB), apresentando as atividades do projeto de extensão Manutenção do Estoque Natural: Experiência Compartilhadas com a Comunidade Extrativista.
Programação
Ainda na segunda-feira, tem início a Mostra de Ciências no campus de Goiabeiras, com atividades interativas para os estudantes, incluindo experimentos científicos e estratégias inovadoras em tecnologia. A mostra conta com salas temáticas que exploram as possibilidades dos cursos de Biologia, Estatística, Física, Matemática e Química, além dos shows de Química e de Física. Organizado pelo Centro de Ciências Exatas (CCE), o evento acontece no Prédio Didático do IC-I e no auditório do CCE, até o dia 14.
Também na segunda, a Ufes começa a promover a Jornada Integrada de Extensão e Cultura, que oferece oficinas e minicursos para toda a comunidade, além de atividades culturais e formativas, como apresentações de dança, sessão de cinema, debates sobre desenvolvimento local, meio ambiente e saúde. Sob o tema A extensão e suas contribuições para o desenvolvimento local e comunitário, a Jornada apresenta as ações dos projetos de extensão da Universidade, nas mais diversas áreas do conhecimento. A programação ainda conta com a Feira de Economia Solidária e Saúde Mental do Espírito Santo, reunindo produtos feitos pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de todo o estado.
Promovida pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), a Jornada acontece na Tenda da Extensão, montada ao lado do Teatro Universitário, no campus de Goiabeiras. As oficinas e minicursos ocorrem de forma híbrida.
Graduação e pesquisa
Ao longo da semana, milhares de estudantes de todo o Espírito Santo visitam os campi de Goiabeiras e Maruípe para a Mostra de Profissões, que acontece na terça e quarta-feira, 12 e 13 de novembro, respectivamente. Durante a atividade, os estudantes podem visitar laboratórios, salas de aulas e ambientes de projetos e programas desenvolvidos daquela área. Guiados por monitores, os futuros universitários recebem informações sobre o conteúdo dos cursos, carreira acadêmica e perspectiva de atuação nos diversos setores da profissão.
Os projetos de pesquisa e iniciação científica dos estudantes dos campi de Vitória estarão expostos na tenda montada ao lado da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), no campus de Goiabeiras, nos dias 12 e 13, dentro da programação da Jornada de Iniciação Científica, Inovação e Pós-Graduação. Nos estandes, os estudantes apresentarão à comunidade as ações realizadas, as justificativas dos projetos e os resultados alcançados. As áreas contempladas são Engenharias; Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes; Ciências Sociais Aplicadas; e Ciências Biológicas.