Seminário apresenta serviços de assistência estudantil e benefícios do Proaes-Ufes

22/11/2021 - 11:29  •  Atualizado 23/11/2021 17:48

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) realiza nesta terça-feira, 23, um seminário de integração para os estudantes cadastrados no Programa de Assistência Estudantil da Ufes (Proaes-Ufes). O acolhimento terá início às 14h30 e será transmitido pelo canal oficial da Ufes no YouTube.

O seminário contará com a presença do pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gustavo Forde, e apresentações breves, de aproximadamente cinco minutos, sobre os diversos serviços assistenciais prestados pela Universidade.

A servidora da Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) e uma das organizadoras do seminário, Bruna Santos, afirma que a atividade “tem o objetivo de informar sobre o trabalho desenvolvido pela Pró-Reitoria, os serviços ofertados e os instrumentos legais que regulamentam o Proaes”. Serão apresentados aos estudantes os benefícios do Programa que, além do auxílio pecuniário, oferece apoio acadêmico, psicológico e social, e desenvolve ações afirmativas e em prol da acessibilidade.

Sobre o Proaes

O Proaes reúne um conjunto de auxílios que proporcionam ao aluno de graduação presencial condições que favoreçam a sua permanência na Universidade e a conclusão do curso superior, sem retenção ou evasão.

Os recursos são oriundos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), e os benefícios são destinados somente aos estudantes cadastrados no Proaes. Os editais de cadastro no Programa da Ufes são lançados semestralmente, permitindo que os alunos ingressantes possam se cadastrar ao ingressar na Universidade.

Atualmente, o Proaes possui 4.663 estudantes assistidos com cadastro ativo. Em agosto, com o descontingenciamento e desbloqueio de parte do orçamento da Ufes, foi possível abrir novos editais e zerar a lista de espera do Programa.

O Proaes conta com auditorias regulares, a fim de desligar beneficiários que não cumpram mais os requisitos necessários para permanecer no Programa, o que permite abertura de novas vagas para estudantes que se enquadrem nos critérios estabelecidos.

Mais informações sobre o Proaes estão disponíveis no site da Proaeci.

Texto: Vinícius Fontana
Edição: Thereza Marinho