Servidor da Ufes lança livro de fotografias sobre vila no Líbano nesta terça, 25

24/04/2023 - 12:15  •  Atualizado 26/04/2023 09:45
Compartilhe

O produtor de cinema e servidor da Ufes, Vitor Graize, lança o fotolivro Vir de Tão Longe, nesta terça-feira, 25, na Mosaico Fotogaleria, em Vitória. Na ocasião, o autor expõe no espaço dez imagens ampliadas que compõem o livro, além de objetos e documentos que mostram o desenvolvimento do projeto. O lançamento acontece a partir das 19 horas e a exposição poderá ser visitada até o dia 13 de maio, de segunda à sexta, das 10 às 18 horas, e aos sábados, com agendamento.

A obra reúne 59 fotografias, um diário de viagem em versão bilíngue (português/árabe) e arquivos de família, como documentos e retratos antigos. Vir de Tão Longe nasceu de viagens feitas por Graize a Btater, uma pequena vila na região do Monte Líbano, em 2013 e 2015, terra natal de seu bisavô. As imagens captam o cotidiano da comunidade drusa, grupo étnico-religioso árabe muito fechado, que não aceita conversão de novos iniciados. Recebido na vila por seus primos, Graize experimentou o estilo de vida de seus ancestrais.

"Tive a chance de viver o dia a dia como uma pessoa local, com a minha família, o que me permitiu um acesso privilegiado à intimidade e aos costumes. Em uma pequena comunidade de características rurais, encravada nas montanhas, em que não há nenhuma frequência de turismo de pessoas ocidentais, isso é bastante raro", lembra o autor.

Impactos da guerra

No livro também se deixam entrever as crises políticas, problemas econômicos e os efeitos sociais causados pela guerra civil na Síria, país vizinho do Líbano. Graize (foto) se preocupou, no entanto, em fugir dos estereótipos ao retratar os personagens locais. "Há poucas referências, nas imagens, à destruição, ainda muito presente, causada pela guerra civil libanesa", explica, referindo-se ao conflito ocorrido entre 1975 e 1990.

Os textos que acompanham as imagens foram escritos na primeira viagem à região, em 2013, e publicados num blog. O formato se aproximava das cartas escritas por seu bisavô à família durante os mais de 70 anos em que viveu no Brasil sem retornar ao Líbano. "Escrevia para contar os episódios da viagem à família no Brasil e para me lembrar como aquele reencontro com uma história ancestral ecoava em mim", diz.

Publicado pela editora Borda,Vir de Tão Longe custa R$ 70 e pode ser adquirido em pré-venda e retirado no lançamento. A Mosaico Fotogaleria está localizada na Rua Aristóbulo Barbosa Leão, 500 - loja 18, no Victória Mall, no bairro Mata da Praia. 

A publicação tem apoio da Secretaria da Cultura do Espírito Santo, por meio do edital Projetos Setoriais de Artes Visuais, e foi realizado com recursos do Funcultura.


Texto: Leandro Reis
Fotos: Divulgação e Felipe Amarelo
Edição: Thereza Marinho