Servidores da Ufes assumem presidência da Fapes e Secretaria do Governo do ES

A professora e pesquisadora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Ufes Cristina Engel assumiu a presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande ao apresentar a fusão da Secretaria de Desenvolvimento com a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, anteriormente chefiada por Cristina Engel.

As duas áreas agora compõem a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento, que será conduzida pelo então secretário de Governo, Tyago Hoffmann. Já a Secretaria do Governo passa a ser conduzida pelo servidor técnico-administrativo da Ufes e ex-prefeito do município de Viana Gilson Daniel Batista.

A Fapes tem a missão de fomentar ações nas áreas de ciência, tecnologia e inovação para geração e difusão do conhecimento no Espírito Santo, apoiando muitos projetos desenvolvidos por pesquisadores da Ufes. Cristina Engel afirma que assumir a presidência da Fundação traz a oportunidade de buscar novos caminhos para a valorização da ciência.

“É uma honra presidir a Fapes. Até por ser pesquisadora, me sinto confortável com essa incumbência. Pretendo dar continuidade a uma série de projetos que estão em andamento, mas também abrir novas portas para a valorização da ciência, da tecnologia e da inovação, buscar novos rumos”, destaca.  

Para a professora, a junção das duas secretarias também contribuirá para que o conhecimento produzido pela academia possa chegar mais rápido à sociedade: “Enquanto estive como secretária, percebi que muita coisa produzida na academia fica restrita à publicação em periódicos. O conhecimento fica ali, quando poderia servir para a sociedade. Nossa proposta é tentar canalizar esses resultados, que são frutos de investimento público, para que esse recurso possa ser mais bem aproveitado. Vai ser bom tanto para os acadêmicos quanto para a sociedade em geral”.

Perfil

Cristina Engel é professora da Ufes desde 1994. Estuda a arquitetura na Antártica há mais de 30 anos e acompanhou a reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz, atingida por um incêndio em fevereiro de 2012. Participa do Laboratório de Planejamento e Projetos da Ufes (LPP) e também está na coordenação da rede internacional Cires – Cidades Inclusivas, Resilientes, Eficientes e Sustentáveis, uma rede de pesquisadores, gestores municipais e de estudantes de diversos países que levam à sociedade o conhecimento produzido nas instituições de ensino e pesquisa e nos setores públicos.

Já Gilson Daniel é servidor técnico da Ufes desde 2004, sendo lotado na Superintendência de Infraestrutura. Nos últimos oito anos, foi prefeito do município de Viana, na região metropolitana de Vitória, e desde 2019 preside a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes).

 

Texto: Thereza Marinho
 

Categoria: 
Destaque
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.