Sessão solene homenageia 90 anos do curso de licenciatura em Educação Física

23/06/2021 - 21:14  •  Atualizado 01/11/2022 09:19

Em sessão solene virtual realizada nesta quarta-feira, 23, o curso de licenciatura em Educação Física da Ufes comemorou 90 anos de fundação. Em ambiente de muita emoção, professores, técnicos e estudantes participaram da celebração transmitida pelo canal CEFD Ufes no YouTube, que também contou com a presença do reitor Paulo Vargas. Criado em 1931, o curso é o mais antigo do Brasil de formação de professores civis em Educação Física.

A sessão solene foi coordenada pelo professor Otávio Guimarães da Silva, diretor do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Ufes. Ainda participaram da sessão o professor Antonio Carlos Moraes, chefe do Departamento de Ginástica; e o professor Adriano Maia, chefe do Departamento de Desportos. No evento, a professora Marcela Bruschi apresentou um breve histórico do curso, que foi criado em 26 de junho de 1931 por meio de decreto-lei de âmbito estadual. Na década de 1960, o curso foi federalizado e incorporado à Ufes, que foi fundada em 1954 e federalizada em 1961.

Clique aqui e assista ao vídeo sobre a história do curso.

O reitor Paulo Vargas homenageou a todos que participaram dessa trajetória de 90 anos. “São incontáveis os que contribuíram com as suas potencialidades, e no contexto histórico do seu tempo, para que o curso viesse a percorrer um caminho de tamanho êxito no decorrer de nove décadas”, destacou.

Vargas também assinalou o desenvolvimento da pesquisa científica e a consolidação da extensão universitária no CEFD. Ele ainda pontuou: “A celebração pelos 90 anos do curso de Educação Física evidencia a dimensão que ele representa para a sociedade, e reafirma o compromisso que devemos manter com a defesa da universidade pública e da democracia”.

Referência nacional

Durante a solenidade, o professor Omar Schneider apresentou o projeto que criou o Centro de Memória da Educação Física e do Esporte Capixaba. O estudante Yan Oliveira, presidente do Diretório Acadêmico 26 de Junho, assinalou a qualidade da formação no CEFD, que é uma referência nacional.

A servidora Regi Marino apresentou uma saudação especial aos servidores técnicos que atuaram e aos que ainda estão em atividade no CEFD. Também foi prestada uma homenagem aos professores e técnicos que estão em atividade há 30 anos no centro de ensino.

O professor Otávio Guimarães ressaltou: “Hoje o CEFD é consequência da dinâmica de nossa história, que resultou de embates e de consensos ao longo de 90 anos”. No evento, o diretor anunciou, ainda para este ano, a realização de exposição sobre o curso de Educação Física da Ufes no Museu Eletrônico do Esporte. “Outras comemorações ocorrerão no decorrer deste ano”, concluiu.

Além da licenciatura, o CEFD abriga o curso de bacharelado e o Programa de Pós-Graduação em Educação Física, que oferece mestrado e doutorado. O Centro também desenvolve mais de 30 projetos de extensão com diversas atividades abertas à população em geral.

Texto: Luiz Vital