
Em solenidade realizada no Teatro Universitário na última sexta-feira, 7, o reitor Eustáquio de Castro deu posse aos diretores do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e às diretoras do Centro de Artes (CAr). Professores, servidores técnico-administrativos, estudantes e familiares das gestões eleitas estiveram presentes na cerimônia, que contou com uma apresentação do coro dos estudantes de Música da Ufes que cursam a disciplina Canto Coral, ministrada pela professora Hellem Pimentel.
Reeleita para o quadriênio 2024-2028 ao lado da vice-diretora Maira Pêgo de Aguiar, a diretora do CAr, Larissa Zanin, disse se sentir grata pela confiança depositada mais uma vez na sua gestão. “É este sentimento de gratidão por esta instituição que alimenta o meu desejo de continuar, de insistir, mesmo quando os processos nos esgotam”, afirmou.
Zanin destacou também a parceria com uma mulher na diretoria em “um universo tão masculino”, o que, segundo ela, aumenta a cobrança sobre seu trabalho. “Não podemos errar, pois um homem quando erra é incompetente, e a mulher, por sua vez, sempre será ferida em sua honra”, disse.
Também reeleito, o diretor do CCS, Helder Mauad, agradeceu o trabalho de João Alexandre Pancoto, novo vice-diretor do centro, e elencou alguns desafios que a gestão enfrentará nos próximos anos, como as melhorias em estrutura, currículo, tecnologia e inclusão dos estudantes e da comunidade externa. “Esses desafios exigem uma gestão comprometida com a inovação e com a transparência, para que possamos trazer crescimento para o nosso centro e para a nossa Universidade”, disse.
Em seu pronunciamento, a vice-reitora Sonia Lopes cumprimentou as diretorias pelo novo mandato. “É importante saber que o trabalho foi reconhecido e vocês terão a oportunidade de continuá-lo de uma forma mais fortalecida”, afirmou.
O reitor Eustáquio de Castro também celebrou o fato dos centros seguirem com os diretores do quadriênio anterior, sinal de que “o tempo e a dedicação valeram a pena” e de que a comunidade acadêmica respondeu de forma positiva ao trabalho realizado. Para ele, a inclusão e a permanência dos estudantes são dois pilares da Ufes que devem ter cada vez mais atenção. “Temos que trabalhar para melhorar as condições dos nossos estudantes. Isso passa por infraestrutura, estrutura de pesquisa e de ensino de forma geral”, disse.
Fotos: Leandro Reis