SRI divulga editais para mobilidade acadêmica e intercâmbio formativo

04/04/2023 - 14:18  •  Atualizado 06/04/2023 11:07
Compartilhe

A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) abriu edital para o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional na Graduação (PMAI-G) para ingresso em instituições de ensino de países estrangeiros no segundo semestre deste ano. O processo seletivo acontece por fluxo contínuo, de acordo com as vagas para mobilidade nas universidades conveniadas com a Ufes por meio de acordo de cooperação científica e acadêmica. O número de vagas e os prazos de inscrição variam de acordo com a instituição de ensino. Há oportunidades para instituições de ensino em Portugal, Alemanha, Áustria, Itália, Países Baixos, Romênia, Uruguai e Colômbia. Confira aqui

A mobilidade será de um semestre letivo, com exceção para as vagas de duplo diploma, que são de quatro semestres letivos. O período poderá ser prorrogado na mesma instituição de ensino, mediante autorização da universidade estrangeira, seguida de comunicação à SRI e posterior autorização da coordenação do curso da Ufes.

Língua portuguesa

A SRI também lançou a chamada para o Programa de Mobilidade AULP – Associação das Universidades de Língua Portuguesa. Trata-se de um intercâmbio de estudantes de graduação e mestrado entre instituições de países que tenham o português como idioma oficial, além de Macau (China). Estudantes admitidos no programa têm isenção de mensalidades, alimentação e alojamento em residência universitária na instituição de acolhimento. As inscrições vão até 1º de maio. 

América Latina

Outra chamada é para a XIV Edição do Programa para el Fortalecimiento para la Función Pública en América Latina – Fundación Botín. O programa, cujo objetivo é proporcionar experiências na formação pública e estimular o estudante a desenvolver melhorias em seu ambiente social, será realizado de outubro a dezembro deste ano. A primeira fase será na Universidad de los Andes, em Bogotá, Colômbia. A segunda etapa formativa será realizada na Espanha e a última no Rio de Janeiro. 

O prazo de inscrição no site da Fundación Botín termina em 11 de maio, enquanto a solicitação de carta à Divisão de Mobilidade Exterior da SRI deve ser feita até 30 de abril. Confira mais informações no edital.


 

Texto: Sueli de Freitas
Edição: Camila Fregona