Time Enactus Ufes Vitória disputa premiações em competições nacionais

07/06/2024 - 15:24  •  Atualizado 10/06/2024 18:58
Texto: Adriana Damasceno     Edição: Thereza Marinho
Time Enactus Ufes Vitória

O Time Enactus Ufes Vitória, formado por estudantes de diversos cursos dos campi de Goiabeiras e Maruípe, está participando de duas competições nacionais: o Desafio Universitário inpEV 2024, promovido pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias; e o iTwin4Good Challenge, organizado pela empresa de software de engenharia de estrutura Bentley Systems.

Equipes formadas por alunos de graduação e pós-graduação de várias instituições públicas e privadas de ensino participam das competições, que buscam engajar as próximas gerações de líderes empreendedores no uso de princípios de inovação e negócios para melhorar o mundo.

Desafio Universitário

O Desafio Universitário inpEV 2024 selecionou times que desenvolvem ações educativas nas universidades e com comunidades do entorno, utilizando materiais do inpEV (como curso EaD do Sistema Campo Limpo e kit do Programa Educação Ambiental Campo Limpo - PEA) e que realizaram diagnósticos sobre economia circular na universidade, considerando questões ligadas à gestão de resíduos sólidos. As atividades devem estar alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), particularmente o ODS 3 (saúde e bem-estar) e o ODS 12 (consumo e produção responsável).

Os estudantes da Ufes que estão atuando neste desafio são Isadora Silva (Administração), Taynara Silva (Direito), Gabriely Lopes (Administração), Ana Gaik (Engenharia Ambiental) e a presidente do Time Enactus Ufes Vitória, Lara Rocha (Matemática), que farão aplicações presenciais em escolas para abordar questões ligadas à logística reversa, aplicarão um curso de ensino a distância (EaD) em faculdades e farão um diagnóstico de economia circular na Ufes.

A etapa de avaliação acontecerá durante o mês de junho e, no mês de julho, os vencedores serão conhecidos. A premiação é no valor de R$ 7 mil para o primeiro lugar e R$ 3 mil para o segundo.

iTwin4Good Challenge

O time participa também do edital dos gêmeos digitais (iTwins) por meio do Projeto Roka. Criado em 2020, o projeto realiza ações de empreendedorismo social e sustentável na comunidade de Jesus de Nazareth, em Vitória. Neste desafio, os estudantes vão desenvolver alternativas para viabilizar e tornar mais acessível a entrega de resíduos na comunidade.

O Projeto Roka cadastra casas da região, que separam resíduos plásticos para coleta periódica, feita pelos estudantes. Estes resíduos são vendidos para empresas de reciclagem. “Com o valor da venda, o time consegue retornar às famílias cadastradas uma moeda social, chamada Roka, que é aceita nos principais comércios de Jesus de Nazareth. A ideia da moeda social é justamente fazer a economia local girar”, explica Lara Rocha. Cada Roka equivale a R$ 30.

A ideia da equipe, que além da presidente conta com os estudantes Pedro Sena (Ciência da Computação) e Livia del Caro (Publicidade e Propaganda), é desenvolver um gêmeo digital da comunidade e utilizar este aplicativo para criar uma rota melhor de coleta de resíduos, além de comunicar aos moradores qual o ponto de entrega voluntário (PEV) mais próximo.

Atualmente, mais de 80 casas estão cadastradas para receber os serviços do projeto e quatro estabelecimentos comerciais aceitam o pagamento em moeda social. “Desde a adoção do sistema, houve a movimentação de mais de R$ 4 mil no bairro somente com a moeda”, ressalta Rocha.

Os times vencedores de cada país viajarão para Astana, no Cazaquistão, para participarem do Enactus World Cup 2024, onde apresentarão seus projetos ao vivo. A equipe vencedora receberá uma premiação no valor de US$ 1.500.

Enactus

A Enactus é uma organização sem fins lucrativos presente em mais de 35 países, que engaja mais de 72 mil estudantes de diversas instituições de ensino, com apoio de líderes de negócios, para defender projetos de impacto social. Ela beneficia comunidades locais por meio de modelos de negócios sustentáveis e proporciona aos alunos o aprendizado na prática.

O programa ainda oferece oportunidades a estudantes de graduação e pós-graduação e professores de qualquer instituição brasileira (pública ou privada) de se conectarem com outras 127 universidades do Brasil participantes do programa. A rede Enactus possui mais de 200 professores e três mil estudantes que desenvolvem 185 projetos em 24 estados do país, impactando a vida de mais de 83 mil pessoas.

Além do time Enactus Ufes Vitória, a Ufes tem participantes da rede no campus de Alegre.