A Ouvidoria da Ufes passa o Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv). A adesão ao sistema, ocorrida na última quarta-feira, 6, irá proporcionar a padronização do atendimento às manifestações que chegam ao setor.
Por meio do sistema podem ser feitas denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios. Todas as demandas repassadas para a Ouvidoria da Ufes estarão disponíveis no e-Ouv e poderão ser acessadas por qualquer pessoa que tenha o protocolo da demanda.
Com a adesão, ocorreram algumas mudanças, como a identificação do demandante e os prazos para dar a resposta ao cidadão. “Antes as demandas eram totalmente identificadas ou identificadas com restrição, ou seja, só os ouvidores conheciam o autor da demanda. Agora é possível fazer uma manifestação anônima, por exemplo”, explica a servidora da Ouvidoria da Ufes, Pâmella Jeveaux.
Outra mudança está no prazo de atendimento: “Com a inclusão da Ouvidoria no e-Ouv, foi estabelecido o prazo de 20 dias para uma resposta ao cidadão, prorrogável por mais 10 dias”, afirma.
Apesar da adesão ao sistema, a Ouvidoria da Ufes também atende demandas por telefone e pessoalmente.
e-Ouv
O e-Ouv é um canal integrado para encaminhamento de manifestações a órgãos e entidades do Poder Executivo Federal e funciona 24 horas, podendo ser acessado através do site www.cgu.gov.br .
As manifestações podem ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas, e as respostas são encaminhadas por e-mail para o requerente, exceto quando a manifestação for feita de forma anônima.
O sistema faz parte do Programa de Fortalecimento das Ouvidorias, criado pela Controladoria-Geral da União em dezembro de 2015 com o objetivo de apoiar órgãos e entidades na execução das atividades da Ouvidoria.
A Ouvidoria da Ufes é localizada no primeiro andar do Centro de Vivências, campus de Goiabeiras, e o telefone para contato é 4009-2209.
Texto: Betina Hatum (bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho