Ufes apresenta projeto de ressocialização de apenados a universidade do Rio Grande do Sul

26/02/2021 - 16:05  •  Atualizado 01/11/2022 09:19

O projeto Impactando Vidas, que auxilia na reintegração de egressos do sistema prisional do Espírito Santo, foi apresentado à Universidade Federal do Pampa (Unipampa), instituição com dez campi no Rio Grande do Sul. A reunião, realizada nesta semana, mostrou como as iniciativas desenvolvidas na Ufes podem ser implantadas em outras instituições de ensino.

O encontro contou com a presença dos reitores Paulo Vargas, da Ufes, e Roberlaine Ribeiro Jorge, da Unipampa, e de pró-reitores das duas instituições. Os representantes da Ufes relataram os resultados do convênio para auxílio na ressocialização de apenados, firmado em 2017 com a Secretaria de Justiça do Espírito Santo (Sejus), oferecendo trabalho remunerado. Desde seu início, cerca de 200 pessoas já passaram pela iniciativa.

A coordenadora do projeto na Ufes, Rosália Antunes, destacou que o Impactando Vidas é um complemento a essas ações do convênio, oferecendo treinamento em serviços como jardinagem, pintura, manutenção de sistemas elétricos e hidráulicos, e soldagem. A iniciativa também busca fornecer aos acolhidos noções de informática e vivências em áreas culturais.

O projeto destina-se a detentos do sistema penitenciário em geral e a reeducandos (atualmente, com idades entre 16 e 20 anos), às suas famílias e à comunidade externa, buscando um retorno efetivo do indivíduo à sociedade. Atualmente, 83 pessoas estão vinculadas ao projeto.

Durante a reunião, a Unipampa manifestou interesse em implantar o projeto piloto em alguns campi e já está em tratativas com a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul (SJCDH/RS). O reitor da instituição também deve agendar uma visita à Ufes para conhecer de perto as ações de ressocialização.

Parcerias

Além da Ufes, o projeto conta com a parceria do Governo do Estado do Espírito Santo e da Primeira Promotoria da Infância e Juventude de Vila Velha. O Impactando Vidas também está aberto a novos parceiros, tal como instituições de ensino, governos estaduais, prefeituras e empresas privadas de todo o país.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail impactandovidas@ufes.br.

Texto: Vinícius Fontana