Ufes chega à final do Prêmio Confap 2022 de Ciência, Tecnologia e Inovação

30/01/2023 - 17:54  •  Atualizado 01/02/2023 16:56

O professor da Ufes Eustáquio de Castro é um dos finalistas do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação – Professora Odete Fátima Machado da Silveira – Edição 2022 na categoria Pesquisador Inovador, subcategoria Inovação para o Setor Empresarial. Castro está ao lado dos pesquisadores Cleudmar Araújo (Universidade Federal de Uberlândia - UFU) e Suélia de Siqueira (Universidade de Brasília - UnB). A colocação final dos candidatos será divulgada em 23 de março, durante a cerimônia de premiação em São Paulo (SP).

Confira a lista com o resultado preliminar.

Castro (foto abaixo), que atua no Departamento de Química e no Programa de Pós-Graduação em Química, foi o único professor da Ufes finalista do prêmio organizado pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Ele tem mais de mais de 150 publicações, 12 patentes depositadas e sete concedidas, além de coordenar inúmeros projetos de pesquisa e inovação.

Na etapa estadual do prêmio, organizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), o professor ficou em primeiro lugar em sua categoria. Na ocasião, ele afirmou: “Todo o trabalho desenvolvido só é possível com os financiamentos. Nós temos uma estrutura muito grande dentro da Universidade, que é o LabPetro [Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleos], e são os recursos da Fapes que têm mantido o laboratório nos últimos três anos. Então, quero agradecer por esse apoio e esse prêmio”.

Na etapa estadual, dez pesquisadores da Ufes foram premiados, sendo quatro indicados para a etapa nacional.

Vencedores

Na etapa nacional do Prêmio Confap, os vencedores receberão certificados, troféus e recursos financeiros. Os classificados em cada categoria/subcategoria em primeiro lugar receberão R$ 10 mil; em segundo lugar, R$ 6 mil; e em terceiro lugar, R$ 3 mil. O total de prêmios nesta segunda edição do Prêmio Confap soma R$ 114 mil.

Texto: Sueli de Freitas