Ufes comunica com pesar o falecimento do artista plástico e professor aposentado Raphael Samú

31/08/2022 - 21:17  •  Atualizado 01/09/2022 10:26
Compartilhe

A Administração Central da Ufes comunica com pesar o falecimento do artista plástico e professor aposentado do Centro de Artes Raphael Samú, ocorrido nesta quarta-feira, 31.

Nesta quinta-feira, 1 de setembro, às 14 horas, haverá um culto em memória do artista na Igreja Cristã Maranata localizada na Rua São Paulo, 1.278, Praia da Costa, Vila Velha. O sepultamento será realizado às 16 horas, no Cemitério Parque da Paz, em Ponta da Fruta, Vila Velha.  

Samú foi o criador do mural presente no campus de Goiabeiras da Universidade e que se tornou, ao longo dos anos, uma marca da instituição. O mural foi construído na década de 1970 a partir da iniciativa do então reitor Máximo Borgo, que queria, por meio do projeto, humanizar o campus, retratando a vida universitária capixaba. 

Como professor do Centro de Artes, aproveitou a fabricação do mural para ensinar a técnica do mosaico, ainda pouco conhecida, aos alunos. O desenho foi elaborado pelo artista e aprovado pelo reitor, sem sofrer modificações.

Raphael Samú nasceu em São Paulo, em 1929. Em 1949, foi aprovado para ingressar na Escola de Belas Artes de São Paulo, formando-se em escultura em 1955. O contato com o mosaico ocorreu durante sua graduação, quando ele fez uma viagem à Bahia e elaborou alguns croquis de uma feira local. Em 1961, já casado com a também artista plástica Jerusa Samú, o artista recebeu o convite para ser professor da recém-oficializada Universidade Federal do Espírito Santo, onde lecionou até 1989.

No Centro de Artes, ele introduziu a disciplina de gravura, deu aulas de serigrafia e, posteriormente, criou a disciplina de mosaico. No Espírito Santo, executou mosaicos em casas particulares, escolas e edifícios, como os do Departamento de Estrada e Rodagem, da Associação de Imprensa, da Real Café, do Colégio Sagrado Coração de Maria e da Buaiz Alimentos. 

Em nome de toda a comunidade acadêmica, a Administração Central da Ufes manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos do professor.

 

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes, com informações do estudo "Raphael Samú: processo de criação do mural da Ufes", da artista plástica Marcela Belo Gonçalves
Imagens: Instagram e arquivo Ufes