Ufes comunica com pesar o falecimento do ex-reitor Máximo Borgo Filho

24/04/2020 - 12:37  •  Atualizado 26/04/2020 19:54

A Administração Central da Universidade Federal do Espírito Santo comunica com pesar o falecimento do professor Máximo Borgo Filho, ocorrido nesta sexta-feira, 24. O professor exerceu o cargo de reitor da instituição no período de 1971 a 1975 e também recebeu do Conselho Universitário, em 1994, o título de Professor Emérito da Ufes.

O sepultamento, restrito a familiares, foi realizado às 14 horas, no cemitério Jardim da Paz, localizado no município de Serra.

Professor de Engenharia Civil, Máximo Borgo exerceu diferentes atividades acadêmicas e administrativas. Em 7 de abril de 1971, o Conselho Universitário promoveu a eleição da lista de nomes para a escolha do novo reitor, para suceder o professor Alaor de Queiroz Araújo. Borgo foi nomeado reitor da Ufes por decreto do então presidente da República Emílio Garrastazu Médici, em 18 de junho de 1971. Ele foi empossado pelo então ministro da Educação e Cultura Jarbas Passarinho, em 15 de julho de 1971.

Reforma

O reitor Máximo Borgo Filho consolidou a implantação do projeto de reforma universitária, além de promover diversas ações para a estruturação administrativa e acadêmica demandada naquele período, como a implantação do vestibular unificado, a implantação gradual da reforma acadêmica, a instalação dos departamentos do Centro de Estudos Gerais (atual Centro de Ciências Humanas e Naturais) e a instituição da coordenação do ciclo básico nos cursos de graduação.

Na sua gestão, foi definida a departamentalização e a instalação dos centros de Artes, Tecnológico, de Educação Física e Desportos, Biomédico, de Ciências Jurídicas e Econômicas, e Pedagógico. Promoveu a continuidade das obras do campus universitário de Goiabeiras, como a construção da praça de esportes e dos prédios para abrigar os centros de ensino.

Também durante seu mandato, foram criados os cursos de Engenharia Elétrica, Tecnologia Mecânica, Comunicação Social e Biblioteconomia. Borgo implantou ainda nova estrutura administrativa da Universidade, instalou o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, o Conselho de Curadores e as sub-reitorias de Administração, Planejamento e Desenvolvimento, e Comunitária, além da criação da Superintendência da Planta Física.

O reitor Paulo Vargas lamentou o falecimento do professor e destacou sua contribuição à Universidade: “Máximo Borgo merece todas as nossas homenagens pelo proficiente trabalho que realizou ao longo de sua vida profissional e acadêmica, especialmente na Ufes. Nosso ex-reitor deixa um legado memorável de dedicação à profissão e à academia. Registramos nossas homenagens e prestamos nossa solidariedade aos familiares do professor”.