Ufes concede título de professor emérito a Alberto Ferreira de Souza nesta quinta-feira, 11

10/05/2023 - 16:44  •  Atualizado 11/05/2023 18:27

Docente da Ufes desde 1993 e com amplo reconhecimento por sua atuação no ensino e na pesquisa, o professor do Departamento de Informática da Ufes Alberto Ferreira de Souza receberá o título de professor emérito da Universidade nesta quinta-feira, 11. A cerimônia será realizada na Biblioteca Central, no campus de Goiabeiras, a partir das 16 horas.

A entrega do título faz parte da programação do aniversário de 69 anos da Ufes, que durante o mês de maio oferece atividades culturais, formativas e esportivas para toda a comunidade.

Já aposentado, Souza atua como professor voluntário desde 2019. “Amo a Universidade, passei boa parte da minha vida aqui. Recebo esse título com alegria imensa, mas com muita humildade, por saber que é recíproco: a Ufes me deu muito para eu chegar até onde cheguei”, afirma o professor.

Referência nas áreas de Ciência e Engenharia da Computação, Souza tem uma trajetória extensa na Ufes. Ele foi coordenador do curso de Engenharia da Computação, chefe do Departamento de Informática, vice-diretor do Centro Tecnológico, coordenador do Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD), diretor superintendente do Instituto de Tecnologia, diretor de Pesquisa e pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional.

Marcos

Entre os inúmeros projetos que coordenou, ele elege como marco a construção do supercomputador Entreprise, pelo LCAD, totalmente operacional desde 2003, que conta com um sistema montado por 65 microcomputadores que trabalham interligados. Nos anos seguintes, o Laboratório ainda criou os Enterprises 2 e 3. “Esses computadores alavancaram nossa pesquisa por vários anos”, afirma o professor.

Souza lembra, ainda, da criação do doutorado em Ciência da Computação, em 2010, quando era coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informática. No seu currículo, ainda está a coordenação do primeiro Planejamento Estratégico da Ufes. “Nesse período a Universidade avançou bastante, principalmente na pós-graduação, mas também na graduação, com criação de cursos e contratação de pessoal”, lembra.

No último dia 3, Souza ministrou um debate sobre inteligência artificial, no qual relembrou alguns projetos do LCAD, incluindo a construção do carro autônomo da Ufes (foto), o Iara (Intelligent Autonomous Robotic Automobile), segundo ele “o carro autônomo mais avançado do Hemisfério Sul”. Iara já teve sua tecnologia aplicada em caminhões e aeronaves, além de participar de concursos de robótica pelo mundo.

Novo projeto

Agora, adianta o professor, sua principal pesquisa está alocada no Instituto de Inteligência Computacional Aplicada (I2CA), onde ele coordena o projeto de Inteligência Computacional Autônoma. “Ela é um passo depois do ChatGPT”, explica ele, referindo-se ao recente lançamento do assistente virtual inteligente que vem pautando o debate sobre a evolução dessas tecnologias. “Vamos colocar essa inteligência computacional autônoma num robô, que chamamos de Hércules, e esperamos que fale, execute tarefas e aprenda tarefas novas”, diz.

Texto: Leandro Reis