Ufes cria ação solidária em apoio aos atingidos pelas chuvas em Alegre e faz vistoria no campus

17/02/2022 - 19:47  •  Atualizado 01/11/2022 09:20

A comunidade universitária da Ufes criou uma ação solidária destinada a ajudar a população atingida pelas fortes chuvas que caíram sobre o município de Alegre nesta semana e deixaram centenas de pessoas desabrigadas ou desalojadas e inúmeros prejuízos no município. A campanha é desenvolvida por iniciativa dos servidores da Ufes, por meio do projeto Ufes pela Ufes, e visa angariar cestas básicas para serem fornecidas às pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade devido ao impacto das chuvas.

As doações podem ser feitas desta sexta-feira, 18, até o dia 4 de março. A contribuição, no valor equivalente a uma cesta (R$ 79), deve ser feita pelos seguintes meios:

- PicPay: picpay.me/topcestas2 (aparecerá o nome de Sebastião Ramos, responsável pela empresa Top Cestas);
- Pix: CNPJ 35713679000140;
- Transferência: Banco Sicoob Leste Capixaba - agência 3007, conta corrente nº 142.785-7.

Após a doação, é necessário enviar o comprovante por WhatsApp para o número (27) 99806-2291.

Vistorias no campus de Alegre

Durante todo o dia desta quinta-feira, 17, técnicos da Superintendência de Infraestrutura da Ufes (SI) e das direções dos Centros de Ensino de Ciências, Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS) e do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) vistoriaram o campus da Ufes em Alegre, visando levantar áreas sensíveis geradas pelas chuvas e informações técnicas sobre o segmento do muro do campus que cedeu no final da tarde de ontem.

O Superintendente de Infraestrutura da Ufes, Alessandro Mattedi, informou que o Conselho Regional de Engenharia (CREA) foi acionado pela Ufes para a realização de uma perícia técnica, cujo relatório será emitido nos próximos dias. A Defesa Civil de Muniz Freire também acompanhou os trabalhos.

“Nosso objetivo é esclarecer, com base em dados técnicos e com toda a transparência, o processo que levou o muro do campus a ceder. Também é nosso objetivo prevenir a ocorrência de outras situações como essa. Por isso, hoje mapeamos as áreas de risco potencial que surgiram com as chuvas torrenciais da última quarta-feira e já solicitamos à Defesa Civil do município de Alegre a interdição de parte de uma residência vizinha”, afirmou Mattedi.

Os trabalhos prosseguem nesta sexta-feira, 18, e serão acompanhados também pelo vice-reitor, professor Roney Pignaton. A Administração Central da Ufes e as direções dos centros de ensino localizados em Alegre manifestaram mais uma vez profundo pesar pela fatalidade que acabou gerando a perda de um morador do município, cuja casa é vizinha do campus. A Universidade manifestou solidariedade à família, colocando-se à disposição para contribuir no que for necessário.