
A Ufes e a Defensoria Pública do Espírito Santo firmaram um protocolo de intenções que tem por objetivo a cooperação acadêmica entre as duas instituições, a troca de conhecimentos e a realização conjunta de eventos científicos. O protocolo foi assinado nesta segunda-feira, 10, durante a solenidade de recondução ao cargo do defensor público-geral, Vinícius Chaves, realizada no Teatro Universitário.
“Esse protocolo vem para ampliar uma parceria que já existe entre a Universidade e a Defensoria, abrindo as portas para que outras iniciativas sejam desenvolvidas em conjunto. Queremos contribuir com o trabalho da Defensoria e, com essa aproximação, também ampliar a participação da Ufes em ações que beneficiem principalmente a parcela mais vulnerável da população”, disse o reitor Eustáquio de Castro.
O programa de extensão Fordan: cultura no enfrentamento às violências, que atua na região de São Pedro, em Vitória, conta com o apoio da Defensora Pública Estadual em suas atividades
Após a assinatura do protocolo e do termo de posse, Vinícius Chaves reafirmou seu compromisso com o fortalecimento e a melhoria contínua da Defensoria Pública Estadual, e reforçou a necessidade de firmar parcerias para avançar no acolhimento das demandas do cidadão.
“Nossa missão é clara: garantir o acesso à justiça para todos, com especial atenção aos mais vulneráveis, que muitas vezes são os que mais necessitam de nossa presença, acolhimento e defesa. Daremos continuidade à capilarização do atendimento e continuaremos investindo em tecnologia para agilizar as rotinas de atendimento”, afirmou o defensor geral.
Além do reitor Eustáquio de Castro, participaram da solenidade o governador Renato Casagrande; o vice-presidente do Tribunal de Justiça, Namyr Souza; o procurador geral de Justiça, Francisco Berdeal; o presidente do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais, Oleno Mattos; o presidente do Tribunal de Contas, Domingos Taufner; o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos; e o procurador geral do Estado, Iuri Amaral, entre outras autoridades.
“É fundamental que tenhamos um Estado capaz de manter boas relações institucionais, pois isso nos garante estabilidade. E essa estabilidade reflete diretamente na vida da população. Para quem quer viver e construir seu futuro em nosso Estado, é essencial que não percamos tempo com disputas desnecessárias entre as instituições”, afirmou o governador.