Ufes e Petrobras fortalecem parceria em projetos de prevenção a danos ambientais envolvendo petróleo

09/07/2024 - 16:40  •  Atualizado 09/07/2024 23:19
Texto: Thiago Sobrinho     Edição: Thereza Marinho
Foto da reunião, com todos os participantes sentados no gabinete do reitor

O reitor Eustaquio de Castro recebeu, nesta terça-feira, 9, pesquisadores do Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), do Rio de Janeiro. O encontro teve como objetivo discutir o andamento de projetos que estão sendo realizados na Ufes em parceria com o centro de pesquisas da Petrobras, que desenvolve soluções tecnológicas e assistências técnicas voltadas à exploração e produção de óleo e gás.

Participaram da reunião, representando o Cenpes, a consultora na área de impactos ambientais Fabiana Gallotta e o engenheiro de processamento Ricardo Guarnieri. Desde segunda-feira, 8, eles visitam a Ufes, mais especificamente o Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleos (Labpetro), onde os projetos estão sendo desenvolvidos.

Segundo o professor do Departamento de Química e membro do Labpetro, Cleocir Dalmaschio, as pesquisas em conjunto têm como intuito prever e mitigar danos ambientais, caso ocorra algum acidente envolvendo petróleo. “São projetos envolvendo intemperismo de petróleo. É uma avaliação de como o petróleo se comporta caso seja exposto ao ar ou em ambiente aquoso”, explica o professor.

De acordo com Gallotta, o conhecimento produzido pela Ufes “nos ajuda a compreender esse comportamento do óleo no ambiente”. “E é fundamental para que, na hora da resposta, quando temos pouco tempo para agir, a gente já tenha esse conhecimento construído e sedimentado”, complementou. A pesquisadora reforçou que a parceria da Petrobras com a Ufes é de longa data. “Já tivemos um investimento no passado, aqui, nesse núcleo de petróleo, e ficamos satisfeitos de ver a evolução da Universidade no tema e na manutenção dos equipamentos”, ressaltou ela.

Para Guarnieri, a satisfação também passa ao perceber que uma nova geração de pesquisadores está sendo formada a partir do investimento realizado no Labpetro. “É também ver que há uma reversão direta para a sociedade, na formação de novos pesquisadores”, destaca.

Novas parcerias

Na ótica do professor Dalmaschio, a visita dos pesquisadores do Cenpes também abre o leque de possibilidades para que novas parcerias sejam firmadas com a Ufes no futuro. “A visita foi para tratar dos projetos em andamento, mas também para demonstrar nossas habilidades e competências para outras propostas, em outros momentos, que são divulgadas por demanda da própria Petrobras”, salienta.

Prova disso, segundo Gallotta, é que as pesquisas em parceria com a Ufes têm englobado outras áreas. “A gente vinha muito na parte da Química, e esse projeto (de intemperismo de petróleo) é mais transversal”, explica a consultora na área de impactos ambientais.

Já Guarnieri ressalta a importância de se criar novos projetos que envolvam a área ambiental de petróleo. “É importante termos parceiros ao lado do Cenpes, se desenvolvendo nessa área e talvez se envolvendo nas discussões futuras com o Ibama ou outros órgãos de governo. É fundamental esse papel da Universidade”, conclui.

Foto: Thiago Sobrinho

Categorias relacionadas