Ufes em Destaque: quadro semanal com notícias da Universidade é exibido na TVE

11/11/2021 - 13:56  •  Atualizado 01/11/2022 09:19

A partir desta sexta-feira, 12, a Ufes passa a contar com um espaço de divulgação semanal das principais notícias da Universidade em uma televisão aberta. Graças à parceria entre a Ufes e a TVE (Canal 2.1), o quadro Ufes em Destaque integrará a programação do Jornal do Meio-Dia, às sextas-feiras. O quadro, com cerca de três minutos, será conduzido pela estudante de Jornalismo Isabela Xavier (foto), que apresentará notícias sobre pesquisas científicas e ações voltadas à comunidade.

“Ampliar a exibição de conteúdos locais de parceiros na nossa televisão pública é uma das estratégias prioritárias da gestão do sistema de Rádio e Televisão do Espírito Santo (RTV-ES). As universidades produzem muito conteúdo e a estreia desse quadro no nosso telejornal diário vem para consolidar a parceria entre a TVE e a Ufes. É uma forma de potencializar e valorizar o que está sendo produzido no Estado do Espírito Santo”, afirmou Igor Pontini, diretor-presidente da RTV-ES.

A parceria com a TVE foi firmada por meio do projeto de extensão intitulado Central de Gestão e Produção de Conteúdos Audiovisuais (Cegepa), por iniciativa dos professores de Jornalismo Rafael Paes e Patrícia D’Abreu, e da jornalista da Supec/TV Ufes Camila Fregona. O objetivo principal é produzir material para ser exibido na maior emissora pública do estado e, também, realizar a curadoria dos conteúdos já produzidos na Universidade em disciplinas laboratoriais, projetos de extensão ligados ao segmento e na TV Ufes.

“Acho que a parceria com a TVE-ES é uma oportunidade de informar a toda a sociedade o que é produzido na Universidade. Também é uma chance de os alunos se engajarem em um produto jornalístico concreto, que vai efetivamente circular e que funciona como exercício didático pedagógico e experimental, e, ao mesmo tempo, tem compromisso com prazo e com qualidade, o que todo material jornalístico deve ter”, ressaltou o professor do Departamento de Comunicação Social Rafael Paes, coordenador do Cegepa.

A Superintendente de Comunicação, Ruth Reis, considera a parceria relevante, pois o projeto reforça as iniciativas de comunicação pública no Espírito Santo, fortalece os vínculos entre a Ufes e a sociedade, ao mesmo tempo em que contribui para o aprimoramento da formação de profissionais comprometidos com um jornalismo de qualidade.

Conteúdo

O Ufes em Destaque pode ser assistido às sextas-feiras, durante o Jornal do Meio-Dia, na TVE (canal 2.1, em sinal aberto).

O conteúdo também pode ser visto no canal Ufes Oficial no YouTube e na programação do Canal Universitário (canal 13, da operadora Claro, com cobertura nos municípios de Vitória e Vila Velha).

Texto: Camila Fregona