Ufes inicia a construção da nova rede de saneamento do campus de Goiabeiras

19/12/2025 - 16:20  •  Atualizado 26/12/2025 11:09
Texto: Tatiana Moura     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto dos tapumes que cercam o canteiro onde começou a obra

A Ufes deu início à construção da nova rede de saneamento do campus de Goiabeiras, contemplando redes de água, drenagem e esgoto. A cerimônia que marcou a inauguração da obra foi realizada na manhã desta sexta-feira, 19, em solenidade realizada no Gabinete da Reitoria da Ufes com a presença do reitor, Eustáquio de Castro; da vice-reitora, Sonia Lopes, do deputado federal Gilson Daniel, representando a bancada federal capixaba; e da assessora Flávia Zambrone, representando o senador Fabiano Contarato; além de gestores da Universidade, docentes e técnicos administrativos.

Orçada em R$ 16.554.695,40, a nova rede vai atender a uma demanda antiga, que sairá do papel graças aos esforços da gestão somados a um repasse feito pela bancada federal capixaba. Desde a sua criação, em 1954, a Ufes adotava o sistema de fossa com filtro biológico, solução padrão à época.

A obra será executada pela empresa Black Engenharia Ltda. e a previsão é que seja concluída no prazo de dois anos. O escopo técnico prevê rede de coleta de esgoto, rede de distribuição de água, estações elevatórias, ligações prediais, tratamento preliminar e conexão com a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). Ao todo, serão entregues 21 quilômetros de rede de saneamento.

Para o reitor, a obra era uma reivindicação não só da comunidade acadêmica, mas da cidade de Vitória, e será um legado para as próximas gerações. “O resultado ambiental é extremamente importante, mas também tem o resultado social, pois as coisas estão conectadas. É uma obra que já deveria ter sido feita há 40 anos e só agora conseguimos recursos para viabilizá-la, porque é complexa e envolve uma grande quantidade de recursos. Agora, os nossos resíduos terão destinação própria”, comemora.

Na foto, Flávia Zambrone, Sonia Lopes, Eustáquio de Castro e Gilson Daniel, ambos segurando a placa que foi entregue como forma de agradecimento à bancada capixaba
Flávia Zambrone, Sonia Lopes, Eustáquio de Castro e Gilson Daniel. Em nome da Universidade, o reitor entregou uma placa ao deputado como forma de agradecimento à bancada capixaba.  

A vice-reitora destaca que, para além de ser uma entrega histórica, a rede de saneamento básico representa um cuidado com a instituição e com as pessoas que fazem parte dela. “Trata-se de uma Universidade, o conhecimento que nós temos aqui precisa ser materializado na própria instituição. Ter uma Universidade que não tem rede de saneamento enquanto produz conhecimento de excelência é uma contradição muito grande”, analisa.

O deputado federal Gilson Daniel também ressaltou a importância da entrega. “A Universidade tem 70 anos e ainda tinha fossa com filtro. Esse recurso nos permite fazer uma obra importante para todos que utilizam este espaço – é uma grande entrega da bancada federal”, conclui.

Sustentabilidade

Durante a cerimônia, o superintendente de Infraestrutura da Ufes, Diego Alves, apresentou detalhes da obra e lembrou que, na época da construção da Universidade, o sistema de fossa com filtro era a tecnologia padrão, aceita pelos órgãos ambientais e funcional para uma população acadêmica pequena e dispersa. “No entanto, com o adensamento do campus e as novas normas ambientais, o sistema de fossas se tornou um desafio logístico, ecológico e sanitário. A necessidade de manutenção é constante”, disse.

Ele reforçou o agradecimento à bancada federal capixaba: "Este salto de qualidade na infraestrutura da Ufes só é realidade hoje graças ao compromisso e ao apoio da bancada federal capixaba. Este investimento representa não apenas infraestrutura física, mas a garantia de dignidade, excelência e sustentabilidade para as próximas gerações de capixabas".

Ao final da solenidade, o reitor Eustáquio de Castro entregou ao deputado Gilson Daniel uma placa de agradecimento aos parlamentares nem nome da comunidade universitária. 

Fotos: Ana Oggioni

Categorias relacionadas