Ufes lança nesta quarta, 10, plataforma com 14 cursos virtuais gratuitos

08/05/2023 - 10:25  •  Atualizado 10/05/2023 15:14

Um evento a ser realizado nesta quarta-feira, dia 10, no Cine Metrópolis (campus de Goiabeiras), marcará o lançamento da Plataforma Moocqueca, que abriga cursos abertos de curta duração a serem realizados, gratuitamente, por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (formato Massive Online Courses - Mooc). O lançamento, que integra as comemorações do aniversário dos 69 anos da Ufes, terá início às 9 horas e é aberto ao público.

Inicialmente, a plataforma disponibilizará 14 cursos abordando temas como Saúde, Educação, Meio Ambiente, Comunicação e História. A ferramenta é totalmente on-line e independente, possibilitando a disseminação de conhecimento de forma acessível, ampla e totalmente gratuita.

A maior parte dos cursos atende a pessoas com necessidades especiais por meio de tradução em libras e utilitários para pessoas com baixa visão. Além disso, a plataforma é traduzida para o inglês, visando o atendimento a estrangeiros que se interessem pelas temáticas propostas.

Para a coordenadora do projeto, professora Fabiana Ramos, a ferramenta é mais uma maneira de potencializar a relação da Ufes com a sociedade brasileira e com estrangeiros que têm interesse nos tópicos abarcados pelos cursos: “A plataforma está muito bonita e funcional. Qualquer pessoa da sociedade pode se inscrever nos cursos e, ao completar as atividades propostas, receber seu certificado. Tudo de modo autoinstrucional, on-line e gratuito”.

Cultura capixaba

A Banda de Congo Panela de Barro irá se apresentar durante o evento de lançamento, exaltando a cultura capixaba que está presente em todo o desenvolvimento da plataforma, desde as cores escolhidas até o nome.

De acordo com Ramos, a ideia é ressaltar a importância da Ufes, única universidade pública do estado, para a sociedade capixaba. “Realizar esse lançamento no aniversário da Ufes é um marco também para a instituição, que inaugura mais uma forma de levar conhecimento aos cidadãos, antenada nas novas tecnologias educacionais que se apresentam a cada dia", conclui.

A plataforma foi desenvolvida pela Pró-Reitoria de Extensão, em parceria com a Superintendência de Educação a Distância (Sead) e a Secretaria de Relações Internacionais (SRI). Os cursos estarão disponíveis aqui após o lançamento da plataforma.

Texto: Adriana Damasceno, com informações da Proex