Ufes ofertará 2.701 vagas em 71 cursos no Sisu 2021

24/02/2021 - 20:59  •  Atualizado 26/02/2021 18:37

A Ufes ofertará 2.701 vagas de graduação para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021/1. O Termo de Adesão e o Edital Regulamentador referentes a essa edição do processo seletivo foram publicados nesta quarta-feira 24, pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Os documentos, que em breve também estarão disponíveis na Língua Brasileira de Sinais (Libras), assim como outras informações relativas ao processo seletivo podem ser conferidas na página do Sisu/Ufes.

Do total de vagas distribuídas nos 71 cursos oferecidos nos campi da Universidade (Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus), 1.345 são destinadas à ampla concorrência e 1.356, à reserva legal prevista na Lei 12.711/2012.

O Termo de Adesão – documento firmado entre o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade, e ainda passível de alteração – traz informações detalhadas sobre os cursos que estão ofertando vagas no Sisu, como o peso de cada prova na composição da nota final do candidato e as notas mínimas para o ingresso em cada curso. Para Medicina, por exemplo, um dos cursos mais procurados, a média mínima é 482,40 e as provas com maior peso são Redação e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Já no Edital Regulamentador, o candidato encontra as normas, as rotinas e os procedimentos necessários à realização do acesso aos cursos de graduação da Ufes.

Inscrições

O período para inscrição dos estudantes no Sisu vai de 6 a 9 de abril, conforme previsão do MEC. Só podem participar os que se submeteram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 e tiveram nota diferente de zero na prova de redação. O Sisu é coordenado pelo Ministério da Educação, cabendo às universidades apenas a adesão ao processo seletivo como forma de ingresso aos cursos de graduação.

Texto: Sueli de Freitas