Ufes parabeniza Assembleia Legislativa por defesa das instituições públicas de ensino superior

08/05/2019 - 17:57  •  Atualizado 01/11/2022 09:26

A Administração Central da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) congratula-se com a Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales) por posicionar-se em defesa desta instituição pública de ensino superior, no momento em que o seu funcionamento sofre riscos iminentes. Por meio de sua mesa diretora, a Ales ajuizou ação civil pública contrária ao bloqueio equivalente a 30% dos recursos orçamentários previstos para 2019 para as instituições federais de ensino superior, e que inclui a Ufes, conforme anúncio do Ministério da Educação (MEC) no último dia 30.

A Ufes e sua comunidade universitária reconhecem a firme decisão dos parlamentares estaduais de buscar reverter, judicialmente, uma ação governamental que compromete o funcionamento da Universidade. O posicionamento da Assembleia Legislativa demonstra sensibilidade política para uma questão de tamanha gravidade e manifesta sintonia com os interesses da sociedade capixaba e, em particular, com a educação. Com efeito, o anúncio do MEC poderá inviabilizar a manutenção da Universidade e de suas atividades acadêmicas e administrativas.

A Administração Central da Ufes reafirma o seu compromisso com a defesa da educação pública. Para o Espírito Santo e para o Brasil, a Ufes representa um sistema educacional eficiente e de qualidade na formação de recursos humanos, na produção de conhecimento, no desenvolvimento científico e tecnológico, na prestação de importantes serviços à sociedade e na promoção da cidadania. No momento em que completa 65 anos de trajetória, a Universidade sofre um duro golpe. Contudo, recebe manifestações de reconhecimento a sua atuação e de sua defesa por parte da sociedade capixaba, assim como evidenciado pela Assembleia Legislativa.

Reinaldo Centoducatte
Reitor da Ufes