Os desafios do Sebrae nos próximos 50 anos foi o tema do workshop promovido nesta sexta-feira, 27, no Centro de Convenções de Vitória, pelo Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), no qual a Ufes tem assento.
O evento, que integra o projeto Modernização da Governança, contou com as presenças do presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles (no centro da foto); do presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/ES, Carlos André (à esquerda); e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes, Valdemar Lacerda Jr., entre outras autoridades.
O pró-reitor Lacerda Jr. destacou a participação da Ufes no evento, ressaltando “a sua importância como instituição de ensino superior no Espírito Santo, o que permite a troca de informações entre o setor produtivo e a academia, que produz pesquisa e inovação”.
Pequenos negócios
“A meta para os próximos 50 anos é transformar a instituição no Sebrae que o Brasil precisa”, destacou Melles, afirmando que aposta nos pequenos negócios como vetores do desenvolvimento. “É através dos microempreendedores individuais e das micro e pequenas empresas que vamos melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano”, disse. Segundo o presidente nacional do Sebrae, as micro e pequenas empresas movimentam todos os setores, sendo responsáveis pela geração de 71% dos empregos no Brasil.
O presidente do Sebrae/ES, Carlos André, afirmou que o objetivo desse projeto é “alavancar o nível de maturidade da governança do Sebrae/ES com foco na modernização do modelo de gestão, promovendo o envolvimento de todas as partes interessadas nesse processo”.
Texto: Sueli de Freitas, com informações da Agência Sebrae de Notícias
Imagem: Elani Passos - Agência Sebrae de Notícias
Edição: Thereza Marinho