Ufes promove graduação das primeiras startups a concluírem incubação no Espaço Empreendedor nesta sexta-feira, 28

26/11/2025 - 14:51  •  Atualizado 26/11/2025 15:13
Texto: Leandro Reis
Compartilhe
Cartaz de divulgação do evento

Celebrando cinco anos de funcionamento do Espaço Empreendedor, a Diretoria de Inovação, da Superintendência de Projetos e Inovação (Spin) da Ufes promoverá a cerimônia de graduação das quatro primeiras startups a concluírem o processo de incubação. O evento acontecerá nesta sexta-feira, 28, a partir das 14 horas, no auditório da Biblioteca Central, no campus de Goiabeiras.

A solenidade contará com a presença do reitor Eustáquio de Castro, da superintendente de Projetos e Inovação, Miriam de Magdala, e de outras autoridades acadêmicas e do ecossistema de inovação do Espírito Santo. Aumo, Hippocampus, Nanolabs e Symbios são as startups habilitadas para receber a certificação nesta sexta. Veja detalhes sobre as empresas graduadas ao final da matéria.

Para se graduar no Espaço Empreendedor da Ufes, a startup precisa cumprir a trilha de aprendizado de incubação e entregar a documentação que comprove seus “aprendizados e práticas de gestão eficiente”, segundo o gerente executivo do Espaço, Marcelo Sarcinelli. Geralmente, o processo de incubação dura dois anos.

“A startup graduada já passou pelo programa de incubação e desenvolvimento de negócios inovadores da Universidade, atingindo maturidade suficiente para operar de forma independente. Isso a beneficia porque ganha mais credibilidade no mercado, maior acesso a investidores e clientes. O selo de startup graduada gera confiabilidade e a marca da Ufes permanece presente nas suas ações e na sua presença no mercado”, afirma Sarcinelli.

Infraestrutura

Durante o período de incubação no Espaço Empreendedor, as startups têm acesso a infraestrutura física, incluindo salas, coworking, equipamentos e laboratórios; trilhas de evolução personalizadas; mentorias, consultorias e capacitações em gestão, inovação e empreendedorismo; acompanhamento evolutivo com indicadores de progresso; e networking e integração com o ecossistema capixaba de inovação, incluindo investidores, empresas e agências de fomento.

Para fazer parte da iniciativa, os proponentes devem ficar atentos às chamadas públicas periódicas e aos editais de fluxo contínuo disponibilizados na página do Espaço Empreendedor. A previsão é que novas chamadas sejam abertas em 2026.

Imagem
Startup Symbios

Confira as atividades das quatro empresas graduadas no Espaço Empreendedor:

• Aumo: desenvolve sistemas para disponibilizar, de forma autônoma e inteligente, a memória de uma organização. Os sistemas da Aumo são redes neurais profundas treinadas com o conhecimento da organização, além de software para treinamento dessas redes e provimento de acesso via web.

• Hippocampus: produz cavalos-marinhos em laboratório para o mercado internacional, unindo pesquisa, conservação e tecnologia. Atua no município de Aracruz, contribuindo para a proteção de espécies e a bioeconomia marinha.

• Nanolabs: kit de baixo custo para detecção de Salmonella, com elevada sensibilidade e especificidade e com a entrega dos resultados com menor tempo em comparação com os testes disponíveis atualmente no mercado.

• Symbios: dedicada ao desenvolvimento de tecnologias avançadas de reabilitação neuromotora, focando principalmente na melhoria da qualidade de vida de pacientes que enfrentaram um AVC. O cerne de sua abordagem é um exoesqueleto atuado por cabos de aço, o qual permite uma ampla gama de movimentos precisos. 

Categorias relacionadas