Ufes promove primeira semana da internacionalização a partir de segunda, dia 8

05/11/2021 - 10:48  •  Atualizado 01/11/2022 09:19

A Ufes no mundo e o mundo na Ufes é o tema da primeira edição do Ufes International Week, um evento on-line promovido pela Secretaria de Relações Internacionais da Ufes (SRI) com o objetivo de discutir a importância da internacionalização na Universidade. No período de 8 a 11 de novembro, serão realizadas palestras, mesas-redondas e workshops direcionados à comunidade em geral, técnicos-administrativos, professores e estudantes. É necessário fazer inscrição apenas para os workshops, pois as vagas são limitadas. Os demais debates serão transmitidos em tempo real no canal da SRI no YouTube.

A abertura do evento acontece às 10 horas de segunda-feira, dia 8, com a presença do reitor, Paulo Vargas, e do secretário de Relações Internacionais, Yuri Leite. Em seguida, será realizada a palestra com o tema Como e por que se tornar uma universidade de classe mundial?, com o professor Jacques Marcovitch, da Universidade de São Paulo (USP).

No período da tarde, os trabalhos serão retomados com a mesa-redonda Internacionalização na pandemia, com os professores Ethel Maciel (Ufes), Vladimir Oliveira Di Iorio (Universidade Federal de Viçosa) e Márcio Venício Barbosa (Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Faubai), às 14 horas. A última mesa do dia tem o tema Internacionalização da educação no Espírito Santo e contará com a participação da professora Patrícia Cardoso (Ufes), da diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Cristina Engel, e de representantes da Rede de Internacionalização da Educação do Espírito Santo (RIEES).

A programação completa dos demais dias está disponível aqui.

Segundo o secretário de Relações Internacionais, Yuri Leite, essa é a primeira edição de um evento que deverá ser realizado anualmente na Ufes. “Nosso objetivo é divulgar as ações de internacionalização, pois esse é um dos desafios institucionais elencados no PDI [Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufes para o período de 2021 a 2030]”, afirmou.

Ele destaca a diversidade e a riqueza do evento ao longo da semana, com programações específicas para os diversos públicos da comunidade universitária.

Texto: Sueli de Freitas