Ufes recebe dois eventos de inovação e tecnologia a partir de terça-feira, 26

22/03/2024 - 17:59  •  Atualizado 22/03/2024 18:03
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Carta de divulgação da conferência com informações sobre data, horário e local do evento.

Uma extensa programação voltada para inovação e tecnologia vai movimentar o campus de Goiabeiras da Ufes. Nas próximas terça e quarta-feira, dias 26 e 27, a Universidade recebe a 5ª Conferência Estadual de Inovação e Tecnologia e a 2ª edição da InovaES – Feira para o Movimento de Cidades Inteligentes e Inovadoras, reunindo empresas, projetos e debates focados em estimular iniciativas transformadoras na região.

Os eventos têm apoio do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), e organização do Programa InovaPOP. As inscrições são gratuitas e estão abertas por meio deste formulário.

A Conferência reúne diversos atores envolvidos no cenário da ciência, tecnologia e inovação em nível estadual, que debaterão temas como investimentos em pesquisa, formação de recursos humanos qualificados, incentivo à inovação nas empresas, parcerias público-privadas, entre outros. A partir das contribuições dos participantes, será construído um documento a ser apresentado na edição nacional do evento, prevista para acontecer em julho, em Brasília.

Abertura

A solenidade de abertura será realizada no Teatro Universitário, a partir das 8 horas, com as presenças do governador do estado, Renato Casagrande; do reitor nomeado da Ufes, Eustáquio de Castro; do secretário estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas; do diretor-geral da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Rodrigo Varejão; do reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir Pela; e do presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe), Bruno Del Caro.

Além da abertura do evento, Eustáquio de Castro participará de duas mesas de debate na Conferência: Diretrizes para um programa de CT&I para o estado do Espírito Santo e Formação e capacitação de recursos humanos qualificados na área de ciência, tecnologia e inovação.

O diretor de Inovação Tecnológica da Ufes, Anilton Salles, também será um dos palestrantes do seminário que abordará o tema Colaboração entre instituições de ciência, tecnologia e inovação e empresas em projetos inovadores, incluindo apoio por meio de parques tecnológicos.

As mesas de discussão acontecerão na terça e na quarta-feira, no Teatro Universitário, no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleos (LabPetro), na Biblioteca Central e no Centro de Ciências Exatas (CCE). Veja aqui a programação completa.

Projetos inovadores

A InovaES estará localizada nas tendas montadas ao lado do Teatro. A feira reunirá mais de 20 startups brasileiras, que apresentarão projetos sustentáveis e inovadores para o desenvolvimento das cidades. Um dos estandes abrigará o Espaço Empreendedor da Ufes, onde serão apresentados trabalhos de quatro empresas incubadas, incluindo o carro autônomo da Universidade, Iara, desenvolvido pelo Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD). Além da exposição, haverá o sorteio de um passeio no carro para os visitantes.

Categorias relacionadas