Ufes se une à rede estadual de ensino em homenagem às vítimas de Aracruz

28/11/2022 - 10:44  •  Atualizado 29/11/2022 16:41

As diversas escolas e unidades administrativas da área de educação do Espírito Santo iniciam esta semana de luto pelas vidas perdidas no ato violento ocorrido na última sexta-feira, dia 25, no município de Aracruz. Na manhã desta segunda-feira, 28, escolas e unidades administrativas da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) realizaram um ato coletivo de reflexão e homenagem (fotos) às vítimas do atentado, provocado por um adolescente que invadiu duas escolas, uma pública estadual e outra particular, e atirou contra professores e estudantes.

Uma estudante e quatro professoras morreram. Entre essas vítimas, estavam duas ex-alunas de mestrado da Ufes.

Neste momento de luto em virtude desse fato e de suas consequências, a Administração Central da Ufes se une a todos os integrantes da rede estadual de ensino e aos familiares e amigos das vítimas em solidariedade e pesar pelas perdas e pelos feridos.

A ocorrência de atentados deste tipo nos causa profunda indignação e tristeza, especialmente quando ocorridos dentro de uma escola, local onde são cultivados valores como o respeito mútuo, o diálogo, a tolerância e o amor pelo conhecimento.

É preciso destacar a necessidade de buscarmos o entendimento e a compreensão entre nós em todos os lugares por onde trilhamos. Precisamos fazer com que nossas divergências sejam tomadas como motor para o nosso aprimoramento e não para a destruição e a morte.

O cultivo da violência, da agressividade e da truculência em nossas relações, sejam elas presenciais ou virtuais, não cabe numa sociedade que vem alcançando os mais altos índices de desenvolvimento e conhecimento desde o início da civilização humana.

Em nome de toda a comunidade acadêmica, a Ufes presta sua solidariedade aos familiares e amigos daqueles que perderam suas vidas no exercício da missão de ensinar e aprender, e deseja a plena recuperação das demais vítimas.

É importante também ressaltar a necessidade de responsabilização, na forma da lei, dos que estão diretamente implicados, bem como o empenho de toda a sociedade para que possamos substituir armas por livros, e o ódio pelo amor e respeito ao outro.

Fotos: Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio (EEEFMs) Alto Jatibocas e Regina Banhos Paixão