Ufes sedia em abril Encontro Ibero-Americano de Materiais Quânticos e Estrutura Eletrônica

25/03/2024 - 12:11  •  Atualizado 27/03/2024 08:44
Texto: Thaísa Mascarenhas (bolsista)     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Cartaz de divulgação nas cores branca, azul e rosa, com o nome do evento e a data de realização

O campus de Goiabeiras da Ufes sediará, entre os dias 2 e 4 de abril, o II Encontro Ibero-Americano de Materiais Quânticos e Estrutura Eletrônica (QMES 2024). O evento, que reunirá pesquisadores do Brasil e do exterior, será realizado no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE) e discutirá temas relacionados a Física da Matéria Condensada e Física Atômica e Molecular. 

O Encontro é aberto ao público, especialmente a estudantes de graduação e pós-graduação em Física, Química e Engenharias. Haverá emissão de certificados aos participantes. Pessoas interessadas em participar podem se inscrever até o primeiro dia do evento por meio do site https://qmes.org/.

Organizado pelo grupo Moqueca do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFis/Ufes), o encontro contará com a participação de colaboradores da Universidade Autónoma de Madrid (UAM), da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“Materiais quânticos constituem uma área de pesquisa empolgante e muito ativa em física da matéria condensada e física atômica e molecular”, destaca o professor do Departamento de Física da Ufes e organizador do evento, Wendel Paz. Ele explica que um material quântico é aquele cujas propriedades eletrônicas ou magnéticas são melhor descritas pela mecânica quântica; ou seja, materiais onde partículas clássicas ou cálculos que não levam em conta o caráter completo do sistema não descrevem adequadamente as propriedades eletrônicas ou magnéticas exibidas.

“O encontro reunirá especialistas nacionais e internacionais para fornecer uma introdução aos conceitos básicos subjacentes aos materiais quânticos, abrangendo não apenas aspectos teóricos, mas também abordando o progresso experimental, incluindo a detecção e manipulação de estados associados a esses materiais, seguida de uma discussão dos desenvolvimentos recentes”, ressalta o professor.

Todas as informações sobre programação, inscrições e submissão de trabalhos estão disponíveis no site do evento e no perfil do encontro no Instagram.

 

Categorias relacionadas