A Ufes sedia, de 4 a 8 de novembro, o XXIV Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (Enancib). As atividades acontecem no campus de Goiabeiras e irão reunir pesquisadores e pós-graduandos do Brasil e do exterior. As inscrições para o evento ainda estão abertas e podem ser feitas por meio deste link.
O tema escolhido para esta edição do evento é Perspectivas Contemporâneas na Ciência da Informação. O objetivo é evidenciar as concepções atuais da área, abordando tópicos relevantes em 12 Grupos de Trabalho (GTs) que compõem a programação do evento.
A abertura do Encontro acontece na segunda-feira, 4, a partir das 18h30, no Teatro da Ufes, com a conferência de abertura Desconstrução da Ciência da Informação: consistência humanística na paisagem digital para sociedades criativas e inovadoras. A palestra será ministrada pela professora da Universidade de Havana, de Cuba, Ania Quintana.
Além da conferência de abertura e os GTs, a programação inclui fóruns, assembleia, apresentação cultural, e a abertura da Festa Literária em Ciência da Informação (Flici), às 20 horas do dia 5, no auditório Carlos Drummond de Andrade, na Biblioteca Central. Durante a Flici, que será realizada até 7 de novembro, haverá o lançamento de 21 livros. Veja aqui a programação completa do Enancib.
O Encontro contará ainda com a presença de representantes de instituições como o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); a Associação Nacional de Ciência da Informação (Ancib); a Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (Abecin); entre outras.
Tendências
Segundo Fábio Medina, diretor da BIblioteca Central da Ufes, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e um dos organizadores do evento, o público que participar do encontro terá contato com as mais recentes descobertas, metodologias e debates teóricos da área. “Os trabalhos nele apresentados refletem o estado da arte da pesquisa realizada nos programas de pós-graduação e na comunidade científica da área para demonstrar o avanço do conhecimento até o referido momento”, explicou.
Ainda de acordo com Medina, a expectativa da organização do evento é que cerca de 400 pessoas participem do Enancib. “Acredito que eles sairão do Encontro com uma visão renovada e ampliada sobre as tendências, os desafios e as inovações que permeiam a pesquisa e a prática na área, além de novas ideias para aplicar em seus estudos e projetos”, concluiu.
A professora Marta Leandro da Marta, do Departamento de Biblioteconomia e também organizadora do evento, acredita que sediar um evento dessa proporção na Ufes irá dar projeção à Universidade e ao Estado no cenário nacional e também contribuir para o amadurecimento científico dos discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI).
“Além disso, a troca de conhecimento, interações e discussões com pesquisadores da área permitirá maior amplitude acerca da área de Ciência da Informação, incentivando discentes e docentes no âmbito da pesquisa nos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia”, reforçou.