Ufes seleciona projetos de capacitação apresentados por servidores

29/09/2020 - 18:10  •  Atualizado 30/09/2020 18:56

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) está com edital aberto para selecionar projetos de capacitação elaborados por servidores. É uma oportunidade para que técnicos-administrativos e professores apresentem propostas e participem ativamente dos processos de capacitação ofertados pela Universidade. O edital e os formulários para inscrição podem ser encontrados no site da Progep.

Os projetos selecionados devem observar as necessidades contidas no Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP). É possível cadastrar mais de uma proposta, porém somente serão aceitas submissões realizadas por servidores ativos da Universidade. O prazo para apresentação de projetos segue aberto até 31 de outubro.

Um dos objetivos é mapear quais necessidades específicas precisam ser atendidas para que a Universidade alcance seus objetivos de capacitação profissional, destaca o diretor de Desenvolvimento de Pessoas, Alexandre Pereira. “Além disso, é uma forma de valorizar o conhecimento dos nossos servidores e dar apoio institucional para a realização de seus projetos”, acrescenta.

As ações de capacitação deverão ser executadas e encerradas até o dia 20 de dezembro. Caso haja alta demanda por alguma ação de capacitação, ela poderá ser ofertada novamente, para atender o excedente.

Requisitos

Como a proposta de ação de capacitação deve estar de acordo com o PDP, é importante que os servidores verifiquem o relatório de necessidades, disponibilizado no site. Além disso, as propostas devem ser diferentes dos cursos ofertados pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Para que um projeto seja aprovado, suas ações devem estar voltadas a, pelo menos, uma das dez áreas descritas no ponto 7.1 do edital. Além disso, deve cumprir outros requisitos, como carga horária entre 20 e 40 horas, oferta mínima de 30 vagas por turma e ser executado, integralmente, na modalidade de educação a distância.

A avaliação dos projetos será realizada por uma comissão composta por servidores da Seção de Apoio Administrativo e Técnico (Saat) da Progep. Os aprovados receberão gratificação, conforme valores estipulados no edital.

Em caso de dúvidas, pode-se consultar a Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas pelo e-mail saat.ddp.progep@ufes.br.

Texto: Vinícius Fontana
Imagem: Freepik