Universidade Promotora de Saúde na Ufes realiza ação de conscientização sobre o câncer de mama

16/10/2024 - 18:42  •  Atualizado 17/10/2024 18:11
Texto: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto das pessoas assistindo a palestra da enfermeira Márcia Valéria Almeida

A comissão da Universidade Promotora de Saúde na Ufes (UPS/Ufes) realizou nesta quarta-feira, 16, uma ação de conscientização sobre o câncer de mama com a palestra Prevenção ao câncer de mama: o que devemos saber?, ministrada pela professora do Departamento de Enfermagem Márcia Valéria Almeida. A ação aconteceu na sala de reuniões do Gabinete da Reitoria e reuniu servidores e servidoras da Administração Central da Universidade.

A abertura do evento foi realizada pelo assessor de Relações Interinstitucionais da Ufes, Gustavo Cardoso. “O objetivo da UPS é contribuir com informações que tragam mais qualidade de vida para nossas servidoras e nossos servidores”, afirmou.

Durante a palestra, a enfermeira buscou apresentar uma “perspectiva não mercadológica” da campanha Outubro Rosa, abordando outros aspectos que contribuem para a prevenção do câncer de mama, como a adoção de hábitos saudáveis. “A campanha deve ir além de incentivar as pessoas a fazerem a mamografia. Existem empresas lucrando com isso e não podemos cair nessa falácia”, afirmou.

Almeida orientou sobre a melhor forma de realizar o autoexame das mamas e afirmou que o principal a ser observado neste hábito é o aspecto da pele. “Vamos analisar a textura, a coloração e a temperatura. Ao identificar algo diferente, a pessoa deve procurar um profissional de saúde, enfermeiro ou médico, que saberá orientá-la”, disse.

Ela também alertou para fatores de risco da doença, como obesidade ou sobrepeso na menopausa, sedentarismo, elevado consumo de bebida alcoólica e exposição frequente a radiações, e deu sugestões de algumas atitudes que podem auxiliar na prevenção ao câncer: melhorar a relação com os alimentos, praticar uma atividade física, acessar serviços de saúde mental e “combater o racismo, porque o racismo afasta pessoas pretas e pardas dos serviços de saúde”, mencionou. Ao final da palestra, os presentes puderam tirar dúvidas com a enfermeira.

A ação, que celebra o mês de conscientização sobre o câncer de mama, também integrou a programação de eventos do aniversário de 70 anos da Ufes.

Categorias relacionadas