Valorização das relações humanas está entre prioridades da nova direção do CCENS

10/12/2020 - 17:45  •  Atualizado 14/12/2020 12:46

“A valorização das relações humanas e o fortalecimento do Conselho Departamental, visando ao planejamento das ações estratégicas em parceria com os setores acadêmicos e administrativos do CCENS” são algumas das prioridades citadas pela nova diretora do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS), a professora Taís Cristina Bastos Soares, do Departamento de Farmácia e Nutrição. Ela assumiu a direção do Centro ao lado do professor do Departamento de Biologia Gláucio de Mello Cunha (vice-diretor) no último dia 4 de dezembro, para um mandato de quatro anos.

Taís Soares ressaltou “a importância da transparência em todas as condutas acadêmicas, financeiras e administrativas” e afirmou que pretende sugerir “a elaboração de um regimento para o CCENS em parceria com todos os segmentos do Centro”.

O CCENS está localizado no campus de Alegre e reúne os departamentos de Biologia, Computação, Farmácia e Nutrição, Geologia, Matemática Pura e Aplicada, Química e Física, que oferecem dez cursos de graduação – Ciência da Computação, Ciências Biológicas (bacharelado), Ciências Biológicas (licenciatura), Farmácia, Física (licenciatura), Geologia, Matemática (licenciatura), Nutrição, Química (licenciatura) e Sistemas de Informação. O Centro também oferece cursos de mestrado nos programas de pós-graduação em Agroquímica e no de Ensino, Educação Básica e Formação de Professores.

Perfil

A professora Taís Cristina Bastos Soares possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Ouro Preto, mestrado em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa, doutorado em Bioquímica Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa e pós-doutorado em Bioquímica de Plantas no Leibniz Institut fur Pflanzenbiochemie, Halle an der Saale (Alemanha). Ingressou na Ufes em 2006 e atua na área de Bioquímica e Biologia Molecular de Plantas, principalmente nas culturas de café, soja e feijão.

Já o professor Gláucio de Mello Cunha possui graduação em Agronomia pela Ufes, mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense. Tem experiência na área de Agronomia e Biologia, com ênfase em Ciclagem de Nutrientes em Florestas Tropicais.

Texto: Sueli de Freitas