Webinar aborda desenvolvimento e saúde da criança e do adolescente

28/07/2022 - 15:50  •  Atualizado 29/07/2022 16:01
Compartilhe

O Laboratório de Estudos do Desenvolvimento Humano (Ledhum) da Ufes promove nesta sexta-feira, 29, um webinar sobre Desenvolvimento e saúde da criança e do adolescente: pesquisas sobre avaliação e intervenção em processos de estresse e coping. Para debater o assunto, foi convidada Alessandra Brunoro Motta Loss, professora do Departamento de Fonoaudiologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e do Laboratório de Pesquisa em Psicologia Pediátrica (Lapepp).

O evento terá início às 14 horas, em formato remoto, com transmissão ao vivo pelo canal do Laboratório no YouTube. O seminário é aberto a todos os interessados e não é necessário fazer inscrição prévia. O webinar também conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP).

Alessandra Brunoro possui doutorado, mestrado e graduação em Psicologia pela Ufes e tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em avaliação e prevenção psicológica e intervenção terapêutica, além de atuar nas áreas da fonoaudiologia, enfrentamento da hospitalização, risco psicossocial e qualidade de vida em situação de adoecimento por câncer e outras enfermidades crônicas.

Pesquisa e intervenção

O Ledhum-Ufes tem como objetivo geral a pesquisa e a intervenção, com ênfase nos aspectos cognitivos, afetivos e sociais, em diferentes contextos de desenvolvimento ao longo do ciclo de vida. Atualmente, por meio do laboratório, são realizados trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado, além de projetos de extensão e estágio curricular supervisionado.

Dentre as temáticas estudadas, estão: avaliação e intervenção com jogos de regras, jogos eletrônicos e contos de fadas em situações de desenvolvimento típico e atípico; construção de novos instrumentos e procedimentos de avaliação e intervenção; e investigações sobre diferentes contextos de desenvolvimento humano. O Laboratório é coordenado pela professora Cláudia Rossetti, em colaboração com as professoras Cláudia Pedroza e Gabriella Moura, todas do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento da Ufes.

 

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes