Webinar aborda a utilização de softwares terapêuticos no estímulo a crianças autistas

O Laboratório de Estudos do Desenvolvimento Humano (Ledhum) da Ufes realiza nesta sexta-feira, 10, um webinar (seminário on-line) sobre o tema Softwares terapêuticos como recursos para estimulação de crianças com transtorno do espectro autista. Para abordar o assunto, foi convidada a psicóloga Joice Kelly Galvão.

O evento terá início às 14 horas, em formato remoto, com transmissão ao vivo pelo canal do Laboratório no YouTube. A palestra é aberta a todos os interessados e não é necessário fazer inscrição prévia.

Joice Galvão é graduada em Psicologia e desenvolve pesquisas com ênfase em desenvolvimento atípico de pessoas, como casos de síndrome de Turner, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). No último dia 31 de agosto, defendeu a dissertação Estimulação de habilidades cognitivas por meio da prática sistemática do aplicativo Jade Autism, sob orientação da professora Cláudia Rosseti, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Ufes.

Comprometimento

De acordo com informações da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o TEA se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem. O transtorno do espectro autista começa na infância e tende a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, as condições são aparentes durante os primeiros cinco anos de vida.  

Indivíduos com esse transtorno frequentemente apresentam outras condições concomitantes, incluindo epilepsia, depressão, ansiedade e TDAH. O nível de funcionamento intelectual em indivíduos com TEA é extremamente variável, estendendo-se de comprometimento profundo até níveis superiores.

Pesquisa e intervenção

O Ledhum-Ufes tem como objetivo geral a pesquisa e a intervenção, com ênfase nos aspectos cognitivos, afetivos e sociais, em diferentes contextos de desenvolvimento ao longo do ciclo de vida. Atualmente, por meio do laboratório, são realizados trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado, além de projetos de extensão e estágio curricular supervisionado.

Dentre as temáticas estudadas, estão: avaliação e intervenção com jogos de regras, jogos eletrônicos e contos de fadas em situações de desenvolvimento típico e atípico; construção de novos instrumentos e procedimentos de avaliação e intervenção; e investigações sobre diferentes contextos de desenvolvimento humano. 

O Laboratório é coordenado pela professora Cláudia Rossetti, em colaboração com as professoras Cláudia Pedroza e Gabriella Moura. O webinar Softwares terapêuticos como recursos para estimulação de crianças com transtorno do espectro autista é promovido pelo Ledhum com apoio do PPGP/Ufes.

Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 3 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.