Workshop em formação executiva para produtores audiovisuais abre inscrições

17/02/2016 - 11:14  •  Atualizado 18/02/2016 13:23

Os profissionais, estudantes e simpatizantes de cinema terão a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos em produção executiva através do projeto Formação Executiva para Produtores Audiovisuais, que acontece de 17 a 19 de março de 2016, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e na Federação das Indústrias do Espírito (Findes), em Vitória. Os interessados podem se inscrever de 17 de fevereiro a 7 de março, no site www.interferencias-filmes.com.br

Duas atividades estão previstas: uma palestra com 160 vagas e um workshop, com trinta vagas. A palestra “Compreendendo o cenário da Produção Audiovisual no Brasil: da ideia à exibição, os caminhos do planejamento”, com Tiago Mello, será no dia 17 de março, no auditório da Rede Gazeta, em Vitória. As aulas do workshop serão nos dias 18 e 19 de março, de 17h as 21h, no prédio da Findes, na Reta da Penha. E no sábado (20), de 13:00 às 21:00 horas, no prédio do curso de Cinema e Audiovisual da Ufes, no Cemuni V, campus de Goiabeiras da Ufes.

Mesmo pessoas sem nenhuma experiência em audiovisual poderão assistir à palestra de introdução ao tema. Já para o workshop, que terá carga horária de dezesseis horas, as trinta vagas são voltadas para pessoas com alguma experiência comprovada em produção audiovisual.

O secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges, ressaltou que é importante acolher  projetos artísticos que contribuam para o curso de Cinema e Audiovisual e para o Cine Metrópolis, que está em fase de reestruturação. Para o organizador do evento, o produtor Ricardo Sá, a realização do projeto trará benefícios importantes para o audiovisual produzido no estado: “A produção executiva é uma área central na realização de um filme ou série de TV. Estamos vivendo um momento de grande expansão neste setor, e a demanda por profissionais capacitados é muito grande”, afirmou.

O projeto é realizado pela Interferências Filmes e Projetos, e concebido pelo Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (Iatec) e pela Casa Elisa, ambos do Rio de Janeiro. Tem parceria da secretaria de Cultura da Ufes, Findes, Instituto Quorum, Sindicato da Indústria Audiovisual do ES e Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas Metragistas  (ABD Capixaba). O  patrocínio é do Fundo de Cultura (Funcultura-ES), através do edital de Formação, Distribuição e Finalização Audiovisual, realizado pela Secretaria Estadual de Cultura.

Serviço

Palestra “Compreendendo o cenário da Produção Audiovisual no Brasil: da ideia à exibição, os caminhos do planejamento” – Com Tiago Mello.

Os cenários de mercado pertinente às produtoras audiovisuais independentes no Brasil, considerando os mecanismos de fomento, os espaços e as oportunidades existentes.

Workshop

1º dia:

Estratégia Empresarial para as Produtoras.

- Cenário do mercado nacional.

- Ancine: CPB; CRT e outros.

- O que eu vendo? Definição dos produtos.

- Pra quem eu vendo? Pesquisa de mercado e janelas de exibição.

- Como eu vendo? Formas de apresentação e estratégias de venda.

2º Dia:

Aspectos legais de uma produção audiovisual.

- Direitos autorais: relação de trabalho e obras sob encomenda.

- Aspectos tributários: fatos geradores e incidências relativas às produções audiovisuais.

- Contratos, licenças e seguros obrigatórios: o que é preciso.

- Leis de fomento: Lei do audiovisual; Lei Rouanet; FSA; Lei 12.485.

3º Dia:

Elaboração do Projeto.

- Do argumento ao projeto: desenvolva sua ideia.

- Planejamento orçamentário: itens; equipe; gastos administrativos; divulgação; distribuição e outros valores.

- Cronograma: prazo de execução e planejamento de produção.

- Execução orçamentária: formas de captação, empenho e realização de pagamentos.

- Trâmites de execução: produção e pós-produção.

- Plano de venda: preparação para pitchings e rodadas de negócios.

- Distribuição: definição de estratégia para ser visto.

- Prestação de contas.

Sobre o orientador da oficina

Tiago Mello é advogado, especializado em Direitos Autorais, trabalha há aproximadamente vinte anos com produção cultural e leis de incentivo, atuando majoritariamente com produções audiovisuais nos últimos anos. Nessa trajetória, foi sócio de produtoras culturais e é um dos fundadores, em Nova Friburgo-RJ, do Instituto Serrano de Economia Criativa, uma entidade destinada à promoção e estímulo às atividades econômicas e empresariais que atuam em segmentos reconhecidos nesse contexto. Atualmente presta consultoria para a construção de um polo audiovisual na região serrana do Rio de Janeiro, articulando entidades públicas e privadas em torno da arquitetura das condições (técnicas, humanas e financeiras) para implementação de um conjunto de ações que resultem no desenvolvimento econômico regional a partir da cadeia produtiva do cinema e da TV.

Texto: Aníbal José e Ana Paula Vieira

Edição: Ana Paula Vieira