Erramos

12/05/2016 - 09:52  •  Atualizado 12/05/2016 09:52
Compartilhe

Na capa da edição do Informa desta quinzena, dedicada à outorga do título de Doutor Honoris Causa a Sebastião Salgado pela Ufes, cometemos um equívoco. A primeira das quatro fotos, mostrando uma manada de elefantes, é de autoria do fotógrafo inglês Nick Brandt, publicada no livro On This Earth, a Shadow Falls, de 2010. Fomos traídos pelas imprecisões provocadas pelos bancos de imagens disponíveis na internet, onde fomos levados a acreditar que a equivocada foto fosse do livro Gênesis, lançado por Sebastião Salgado em 2013, que também contém belas fotos de elefantes.

Feito este primeiro pedido de desculpas aos autores e a nossos leitores, descobrimos que as semelhanças entre os dois não param aí: Nick Brandt era diretor de cinema, quando, em 1995, foi à Tanzânia filmar o clipe Earth Song, de Michael Jackson, e ficou impressionado com a tragédia que acontecia com os elefantes. Decidiu que a fotografia em preto e branco, e não o filme, era a melhor linguagem para expressar seus sentimentos, e passou a dedicar-se exclusivamente a esta arte. Em 2010, em parceria com o conservacionista Richard Bonham, criou a Fundação Big Life - biglife.org -, que tem como objetivo proteger cerca de 5 milhões de hectares do ecossistema de Amoleli-Tsavo-Kilimanjaro, entre o Kênia e a Tanzânia.

Esperamos que nosso equívoco sirva para aproximar ainda mais as ações destes dois brilhantes seres humanos, que descobriram que não somente com a fotografia podem colaborar para um mundo melhor.

Edgard Rebouças
Superintendente de Cultura e Comunicação da Ufes